Sindicato da Saúde de Jaú intercede pelas 30 horas para enfermagem na visita da senadora Marta Suplicy

27/04/2018

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves,aproveitou a passagem da senadora Marta Suplicy por Jaú para pedir da parlamentar o apoio ao projeto das 30 horas semanais para o profissional da enfermagem. Marta visitou a cidade para inaugurar a Unidade de Atendimento à Mulher, uma ala destinada ao tratamento do câncer em mulheres no Hospital Amaral Carvalho.

Edna aproveitou a passagem da senadora pela sala de recepção, antes de se reunir com autoridades da cidade e do hospital, para pedir que Marta Suplicy se mobilize em prol da categoria e tente "desengavetar" o projeto das 30 horas semanais.

Edna falou para a senadora que o projeto tramita há 18 anos no Congresso e que em 2012 foi engavetado pelo governo pouco antes de ir à votação na Câmara dos Deputados. Segundo Edna, a categoria é formada em sua maioria por mulheres, que tem sido uma das bandeiras de luta de Marta Suplicy desde os tempos de "TV Mulher", programa da Rede Globo dos anos 80.

Marta ouviu o pedido da sindicalista de Jaú e disse que iria averiguar o que pode ser feito. Mais tarde, ainda durante a visita, a senadora abraçou Edna Alves e perguntou mais alguns detalhes desse projeto. Edna Alves explica que os sindicatos, a Federação Paulista da Saúde, o Coren/Cofen todos lutam para que se fixe jornada de 30 horas para a enfermagem,

O Projeto de Lei 2295 de 2000, que altera a regulamentação profissional na Enfermagem e fixa 30 horas por semana, sendo seis por dia, a carga horária máxima de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares, seria votado em junho de 2012, mas uma manobra do governo da então presidente Dilma Roussef fez com que fosse retirado da pauta. Nunca mais o projeto chegou a esse ponto, indo parar nas gavetas do Congresso.

A profissão de técnico de enfermagem é regulamentada desde 1955, mas o presidente da época vetou as 30 horas. Depois, também foram contra essa jornada os presidentes João Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso e Dilma Roussef. Todos, em algum momento, agiram contra a aprovação dessa jornada nacional. Em municípios, porém, são mais de 100 no Brasil que adotam as 30 horas para a categoria.

SAIBA O QUE É A UNIDADE DE ATENDIMENTO À MULHER

VEJA FOTOS DA VISITA DE MARTA SUPLICY AO HAC