Hospital São Camilo, de Igaraçu, anuncia fechamento

21/01/2016

O Hospital e Maternidade São Camilo, de Igaraçu do Tietê, está fechado a partir de hoje. O anúncio foi feito ontem à tarde pela administração do local, que alega que o valor do convênio firmado com a prefeitura é insuficiente para manutenção da unidade, que possui 25 funcionários.
O hospital é particular, mas segundo a diretoria, atende quase a totalidade dos casos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o administrador Osmar Nahas, o Poder Executivo demonstrou que só repassaria o valor mínimo liberado pelo Ministério da Saúde, o que não contempla as necessidades da instituição.
O convênio com o São Camilo previa atendimento ambulatorial de baixa e média complexidades, exames de raio X e laboratoriais e consultas médicas. Por mês, a prefeitura repassava R$ 70 mil para manter o serviço. O hospital funciona há 33 anos.

UBS

Com o fechamento, a população de Igaraçu terá à disposição os equipamentos da rede pública, que são quatro unidades básicas de saúde (UBS). Casos de alta complexidade, urgências e emergências e nascimentos fazem parte de outro convênio, com o Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita.
O secretário de Saúde, Marcelo José Olivato, explica que a gestão dos recursos financeiros do setor está municipalizada desde 2013. A prefeitura solicitou elevação do teto de média complexidade ao Ministério da Saúde para então repassar ao hospital.
Segundo ele, o Poder Executivo chegou a “cobrir” pagamentos ao São Camilo após atrasos do governo federal, para garantir a manutenção do convênio em dezembro. “Nós reconhecemos o trabalho prestado pelo hospital, mas é uma solicitação que não depende somente da prefeitura”, relata Olivato. (JGD)

NOTA DO SINDSAÚDE: O Sindicato da Saúde de Jaú e Região não foi informado sobre o fechamento do hospital. A informação chegou por meio da imprensa na noite de quarta-feira. A diretoria informa que vai tomar todas as providências para resguardar os direitos dos funcionários. E lembra que o Hospital São Camilo tem sido alvo de queixas constantes de funcionários por causa de atraso no pagamento de salário, não pagamento da cesta básica e outros descumprimentos das leis trabalhistas da convenção coletiva.

VEJA EM NOSSO SITE NOTÍCIAS RELACIONADOS AO HOSPITAL:

FUNCIONÁRIOS EM ESTADO DE GREVE EM IGARAÇU

Sem salário e sem 13o, funcionários de hospital de Igaraçu do Tietê ameaçam parar

Hospitais de Igaraçu e de Barra Bonita atrasam pagamento de salários

Sindicato da Saúde de Jaú toma providências contra Hospital São Camilo por atrasar pagamento