Estado anuncia verba ao Thereza Perlatti

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou ontem que a Associação Hospitalar Thereza Perlatti em Jaú vai receber R$ 507 mil até o fim desta semana como auxílio para manutenção de suas atividades. O dinheiro foi prometido em acordo firmado em abril para ajudar a instituição a cobrir deficits causados pela tabela defasada do Sistema Único de Saúde (SUS). Anteontem a direção da entidade divulgou que poderia paralisar o atendimento porque não havia recebido ainda nenhuma parte do dinheiro prometido.
Em abril, a secretaria de Estado confirmou que faria repasses de R$ 200 mil mensais ao Perlatti até dezembro. De acordo com a secretaria, ontem deveria ser creditado ao hospital valor de R$ 169 mil e na sexta-feira mais R$ 338 mil devem ser liberados. O total fica abaixo dos R$ 600 mil que deveriam ter chegado em maio, junho e julho, conforme acordado em abril.
A direção do Perlatti informa que sem essa ajuda não pode se manter em atividade. Neste ano, para reduzir custos, demitiu 36 funcionários e cortou outras despesas, mas estaria sem margem para novas adequações.
O problema é causado pelo valor repassado pela União para cobrir o atendimento. Enquanto um paciente custa entre R$ 90 e R$ 105 diários para ser cuidado, o SUS libera R$ 43 pelo trabalho realizado. (PRC)