Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Audiência na Câmara debaterá PL que regulamenta profissão de cuidador de idosos


30/10/2015

Audiência Pública será realizada em na terça-feira, 3/11

A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (3/11), a partir das 14h30 (Anexo II, plenário 07), audiência pública para debater o Projeto de Lei 284/2011 (PLS 284/2010), que regulamenta a profissão de cuidador de idosos. O projeto, já aprovado no Senado, elenca as atribuições e a formação dos cuidadores. A ocupação já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sob a classificação N. 5162-10.

“Somos favoráveis à regulamentação, que garante direitos e estabelece parâmetros para a atuação dos cuidadores, mas entendemos que os cuidadores de idosos devem atuar em residências e nas instituições de longa permanência, sem invadir prerrogativas dos profissionais de Enfermagem. Estender a atuação para unidades de Saúde e equipes do Saúde da Família representaria um retrocesso e um risco à Saúde Coletiva”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O Cofen atuou ativamente junto ao Senado para reverter proposta que ampliava a atuação dos cuidadores de idosos para o âmbito das unidades de saúde e na área da assistência. Os profissionais de Enfermagem passam por formação mais longo e rigorosa, estando plenamente habilitados para cuidados nestas instituições.

Mantidas as atuais tendências, em 2050 o Brasil terá uma população de 63 milhões de pessoas com mais de 60 anos, segundo projeções do IBGE. O número corresponde a 164 para cada 100 jovens, uma inversão do atual predomínio de adultos jovens na população brasileira.

Fonte: Cofen

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]