Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Seguro-desemprego cai 8% com regras mais duras e menor rotatividade


20/10/2015

O número de trabalhadores que recebem o seguro-desemprego é o menor desde 2010, apontam dados do Ministério do Trabalho.

Em média, foram pagos 654 mil benefícios ao mês nos primeiros sete meses do ano, com diminuição de 8,3% na comparação com o mesmo intervalo no ano anterior (713 mil), segundo dados obtidos pela Folha.

Em julho de 2014, o número de beneficiados alcançou 811 mil desempregados. No mesmo mês deste ano, baixou para 652 mil.

As regras de concessão, que ficaram mais duras em março, são apontadas como uma das causas da queda.

Outra é justamente a piora dos índices de desemprego. Com a menor geração de vagas formais desde o ano passado, caiu a rotatividade da mão de obra, que impulsionava o número de benefícios.

A saída do seguro-desemprego de, em média, 600 mil beneficiários por mês, porém, tende a pressionar mais o mercado de trabalho.

Ao deixar de receber o seguro, parte dessas pessoas engrossa as filas de quem procura nova ocupação.

Segundo dados do IBGE, a população em busca de trabalho passou de 1,22 milhão de pessoas em agosto de 2014 para 1,85 milhão um ano depois, nas seis maiores regiões metropolitanas do país.

De acordo com os dados da pesquisa, no ano passado 28% dos entrevistados estavam em busca de trabalho há mais de seis meses. Em 2015, passaram a ser 32,5%.

O seguro-desemprego é recebido por um período de três a cinco meses por empregados demitidos após um período de ao menos 12 meses trabalhados. Os valores variam de acordo com o salário.
Segundo o Ministério do Trabalho, nos primeiros oito meses de 2015 o país gerou 2,2 milhões de empregos a menos do que em 2014.
novas regras

NOVAS REGRAS

As regras do seguro-desemprego mudaram em março deste ano, em uma tentativa do governo federal de conter os gastos com o pagamento do benefício. Essas despesas haviam disparado nos últimos anos, alcançando R$ 32 bilhões anuais.

Para reduzir os gastos, o governo editou uma medida provisória elevando o período mínimo trabalhado para a obtenção do benefício, de seis para 18 meses.

Esse primeiro aperto vigorou entre março e junho.

Ao analisar a MP, o Congresso atenuou a regra, reduzindo o tempo do primeiro benefício para 12 meses. Isso passou a valer desde junho. O governo também mudou a forma de acesso ao segundo e terceiro benefícios.

Apesar da queda no número de beneficiários, o desembolso do Executivo com o seguro aumentou 11% até julho. O valor gasto alcançou R$ 20,5 bilhões. Um dos motivos foi o aumento de 8,8% no salário mínimo neste ano.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]