Por que o homem deve apoiar a campanha Outubro Rosa?

02/10/2015

FONTE: http://manualdohomemmoderno.com.br/

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo. Um dos principais motivos é a descoberta tardia da doença e a dificuldade do acesso a novas terapias de tratamento. Para alertar a população da prevenção sobre o câncer mais comum em mulheres em todo mundo, foi instituído o Outubro Rosa, mês onde monumentos públicos são iluminados de rosa durante o período e ações têm como objetivo divulgar a campanha.

Como nós somos conscientes deste grave problema, não só apoiamos o projeto como apresentamos algumas informações abaixo para você conhecer e levantar esta bandeira também. Divulgue a hashtag #OutubroRosa nas redes sociais, discuta com a parceira e amigas e apoie o movimento você também.

O CÂNCER DE MAMA É O QUE MAIS CAUSA MORTE ENTRE AS MULHERES NO MUNDO

Pesquisas comprovam que a doença feminina é a mais mortal do planeta e também no Brasil, seguido do câncer de colo do útero.

Normalmente, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo, não doloroso e endurecido na mama. Alguns outros sintomas devem ser considerados, como a deformidade e aumento da mama, vermelhidão, dor e a presença de liquido nos mamilos.

IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. A detecção precoce é realizada através da seguinte forma:

1# Exame clínico das mamas (realizado pelo ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais

2# Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais.

3# Autoconhecimento (“Autoexame” das mamas). Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação.

QUANDO ELAS DEVEM FAZER O EXAME CLÍNICO Todas as mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Entre os 50 e os 69 anos é recomendado fazer a mamografia a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiares de câncer de mama, câncer no ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

O AUTO EXAME É IMPORTANTE, MAS NÃO É SUFICIENTE

Durante um bom tempo, muitas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama divulgavam a ideia de que o auto exame (palpação), era a melhor forma de detecção precoce. A medicina evoluiu e as recomendações mudaram. Ele continua sendo muito importante, mas de forma secundaria. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são as máximas.

ATIVIDADE FÍSICA AJUDA EVITAR Um estudo publicado no Journal of the National Câncer Institute mostrou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta em até 23%. Os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer.

A AMAMENTAÇÃO TAMBÉM EVITA

A amamentação também é um fato que reduz em até 20% o risco de desenvolver a doença. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios.

OUTRAS MEDIDAS PARA A PREVENÇÃO

Manter uma dieta balanceada para controle do peso, não beber em excesso e ficar livre de estresse são eficazes métodos para prevenção

HOMEM TAMBÉM PODE TER CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama em homens é raro, mas ainda sim acontece. Estima-se que, do total de casos da doença, apenas 1% ocorram em pessoas do sexo masculino.