Campinas: Série de seminários leva conhecimento à categoria sobre seus direitos e a construção da Campanha Salarial 2024

22/04/2024

A série de seminários “Como se dá a construção de benefícios para os trabalhadores da saúde”, continua em toda base do Sinsaúde divulgando aos profissionais da saúde informações essenciais sobre seus direitos e para a construção de uma campanha salarial bem-sucedida. Os seminários começaram por Campinas, no dia 8 de abril e serão encerrados no dia 24, em Amparo.

“O objetivo dessa iniciativa do Sinsaúde é conscientizar a categoria sobre a importância da união e da construção de uma pauta de reivindicação forte e representativa para a Campanha Salarial 2024”, explica a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.

O diretor jurídico, Paulo Gonçalves, relata que a ação está sendo positiva e alcançando um número importante de trabalhadores, que buscam informações sobre como participar da construção da pauta de reivindicações. O Sinsaúde de São João da Boa Vista, por exemplo, reuniu cerca de 400 trabalhadores. “Em outras subsedes o número foi menor, mas cada um dos presentes ao evento é um multiplicador, então, todas as participações são importantes no processo de empoderamento do trabalhador”, opina Paulo.

Para manter os trabalhadores e diretores bem informados e preparados para as negociações da Campanha Salarial, os advogados do Sinsaúde começam os seminários explicando, detalhadamente, sobre o que são e para que servem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Diferença entre ACT e CCT

Paulo destaca que os ACTs e as CCTs regulamentam direitos conquistados pelo Sinsaúde que não estão previstos nas leis trabalhistas. “Nem todo trabalhador tem consciência disso. Muitos acham que é o patrão que oferece os benefícios. O reajuste salarial, as folgas das jornadas especiais de trabalho e a cesta básica, são exemplos de direitos conquistados pelo Sinsaúde e reafirmados anualmente nas campanhas salariais”, afirma. O piso nacional da enfermagem também é abordado no seminário e os participantes têm a oportunidade de interagiram com os palestrantes e tirarem suas dúvidas.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, reforça que é durante a Campanha Salarial que a categoria projeta como será o próprio futuro. “Todos querem e merecem um reajuste salarial digno, além de mais benefícios. No entanto, as reivindicações precisam ter embasamento legal e o trabalhador consciente, que participa das ações do Sindicato, como o seminário, saberá o que pode e como pode reivindicar”, destaca.

Cupom da sorte

Todos os associados que participarem ativamente dos seminários terão direito a um cupom da Campanha de Sindicalização “Sinsaúde Me Leva Junto”, com dois números da sorte para concorrer a motocicletas e bicicletas.

Os trabalhadores interessados devem fazer sua inscrição  na subsede da sua região.

Programação

Confira a programação abaixo e se inscrevem na subsede da sua região. Entre em contato com a sua subsede.

Fonte: Sinsaúde Campinas e Regiáo