Concluída a negociação para clínicas médicas, laboratórios e estabelecimentos privados: ganho real nos salários de ingresso

18/04/2024

Depois do impasse que durou vários meses finalmente foi assinada a Convenção Coletiva 2024 que vale para clínicas médicas, laboratórios, casas de repouso e demais estabelecimentos privados de saúde. Está no site do Sindicato da Saúde de Jaú o documento assinada com o sindicato patronal Sindhosp. É válida desde 1º de janeiro de 2024, portanto, é preciso pagar os valores retroativos dos meses anteriores.

Destaque para o ganho real nos salários de ingressos, chegando a 15% para novas contratações de técnicos de enfermagem, de 10% para auxliar de enfermagem e de 4,5% para os setores de apoio, administração e cuidadores.  Para quem já está na área, o reajuste é de 3,71%, equivalente à inflação do período – mas é importante verificar se o salário se equipara o salário de ingresso. Se ficar abaixo, é preciso reajustar.

RESUMO

- Reajuste salarial de 3,71% sobre salários de 2023 a serem pagos em 1º/01/2024

- Eventuais diferenças (retroativo) poderão ser pagas até a folha de maio (5º dia de junho)

- Salário de ingresso para Apoio (R$ 1,590,67), Administração (R$ 1.604,10), Cuidador (R$ 1.804,28), Auxiliar de Enfermagem (R$ 1.899,24) e Técnico de enfermagem (R$ 2.287,19

- Caso salário mínimo paulista seja atualizado para valores acima desses, eles serão automaticamente corrigidos

- Adicional noturno mantido em 40% das 22h às 5h

- Horas extras com 100% sobre a normal

- Cesta básica mensal (veja lista dos alimentos em nosso site) ou vale alimentação ou tíquete no valor de R$ 488,00. Benefício mantido por até 120 dias em caso de afastamento do trabalhador por atestado médico, licença ou auxílio

- Jornada especial 12x 36 com 2 folgas mensais ou 6 horas diárias com 5 folgas mensais

- Feriado da categoria: 12 de maio é feriado, e todo trabalhador deve folgar nesse dia. Quem trabalhar tem direito a receber horas extras e  folgar em dia posterior

- Contribuição negocial – Fixada em 0,7% mensal do salário do trabalhador (equivale a R$ 7,00 para cada R$ 1 mil de salário). Direito de oposição mediante carta protocolada no sindicato até o dia 2 de maio de 2024.

VEJA A ÍNTEGRA NO SITE WWW.SINDSAUDEJAU.COM.BR