Unoeste oferece mais de mil vagas por meio do Fies

14/03/2024

Inscrições foram abertas nesta terça com reserva de 50% das vagas para Fies Social que dará condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda; prazo para se inscrever segue até 15 de março

Por meio do Fies, Silvia Teixeira tem conseguido estudar Medicina na Unoeste Guarujá: “Oportunidade extremamente importante na minha vida” (Foto01: Cedida)

Começaram nesta terça-feira (12) e seguem até a próxima sexta (15), as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio dele, a Unoeste oferece mais de mil vagas em todos os cursos de graduação que são ofertados em Presidente Prudente, Guarujá e Jaú. E a grande novidade neste ano, conforme instituído pela Resolução nº 58/2024, será o Fies Social que dará condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda estudarem em faculdades particulares. Para conferir os cursos ofertados e efetuar a inscrição, basta acessar o site do programa clicando neste link.

As novas regras para reserva de vagas constam do Edital nº 10/2024 que foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (7).  O Fies Social beneficiará a população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Exclusivamente para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Outra mudança diz respeito às escolhas dos cursos por parte dos candidatos. Agora, ao se inscrever no Fies o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Antes o MEC exigia que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Nesse novo regramento, o candidato pode escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.

Para definir os agrupamentos de cursos, o MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica. Para tal, adotou como critério a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Também criou regra para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados.

Fies na Unoeste

Para este primeiro semestre, foram solicitadas mais de 1 mil vagas. São 870 vagas para Prudente (sendo 585 vagas para cursos oferecidos no campus 2 e 285 vagas para cursos oferecidos no campus 1), 133 vagas para Jaú e 95 vagas para Guarujá. A liberação de cada uma dessas vagas depende do MEC, já que é feita de acordo com a região e com a quantidade de cursos oferecidos nessa mesma região.

Moradora de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, a estudante Silvia Ysadora Teixeira diz que dificilmente conseguiria cursar Medicina na Unoeste Guarujá não fosse o Fies. Ela conseguiu o financiamento no segundo semestre de 2023 e hoje já está no 2º termo. “O Fies surgiu como uma oportunidade extremamente importante na minha vida, principalmente no momento em que ocorreu, onde tudo parecia impossível. Sem ele com certeza meu sonho em cursar medicina seria desviado para uma opção fora do que planejei desde criança”, disse a jovem que é só elogios a universidade e ao corpo docente. “A estrutura da faculdade é incomparável, temos acesso a equipamentos de extrema qualidade e tecnológicos como simuladores de paciente, peças anatômicas, televisores touch, entre outros, os quais abrangem integralmente na prática as áreas que estamos estudando. Isso torna tudo mais didático e enriquecedor para o nosso futuro. Já os professores se dispõem por completo. Todos, sem exceção, possuem currículos profissionais admiráveis e isso é refletido em nossas aulas, com todo conhecimento e experiências na área da saúde que nos é apresentado”.

Para aquelas pessoas que querem ingressar no ensino superior, mas às vezes não acreditam que vão conseguir o Fies, ela dá uma dica de milhões. “Desacreditar faz parte do processo, não se sinta atrasado ao comparar-se com os outros… Cada um tem seu tempo e suas individualidades. Mas lembre-se que só não alcança quem desiste. Persista e abrace as oportunidades que a vida lhe proporcionar. É uma conquista que reflete o seu esforço e saiba que a partir dele seu sonho poderá se tornar realidade”, aconselha.

Já o Luiz Fellipe Merlini Polli Ferreira, de 20 anos, conseguiu o financiamento para estudar Medicina em Jaú. Morador da cidade, ele também entrou no curso médico no segundo semestre do ano passado e atualmente cursa o 2º termo. “O Fies significou uma oportunidade de realizar o meu sonho de cursar medicina. Foi muito gratificante conseguir a vaga, principalmente por conta da alta nota de corte que exigiu muito esforço nos anos de cursinho. Sem o programa seria bem mais difícil conseguir tornar realidade tudo isso que estou vivendo na faculdade”, contou.

Beneficiário do Fies, Luiz Fellipe Ferreira é estudante do 2º termo de Medicina em Jaú. “O Fies significou uma oportunidade de realizar o meu sonho” (Foto: Cedida)

O rapaz também passou sua impressão em estudar numa universidade particular que é conceito máximo pelo MEC. “Só tenho a elogiar a estrutura da faculdade e os professores. A qualidade de todo o prédio e a eficiência da equipe num geral tornam a experiência a melhor possível. Acredito que esse conforto do lugar de estudo é crucial para nossa formação. A quem também quer ingressar no ensino superior por meio do Fies digo que é possível, desde que esteja disposto a se entregar ao processo e confiar nele. O Fies tem uma concorrência alta que exige bastante de nós, mas todo o esforço dedicado é recompensado quando a vaga chega”, garante.

Luana Pavão tem 21 anos, mora em Presidente Prudente e cursa hoje o 2º termo de Odontologia no campus 1 de Prudente. Ela também conseguiu o Fies em 2023 e começou a estudar a partir do segundo semestre. “Conseguir o Fies para cursar Odontologia foi uma grande conquista porque facilitou muito, especialmente em relação à compra de materiais. Sabemos que os gastos com materiais odontológicos podem ser significativos, e o Fies possibilitou que eu direcionasse meus recursos para esses materiais que são essenciais, facilitando a minha jornada acadêmica”. A moça também enalteceu a estrutura completa do curso. “A universidade possui clínica e vários estágios com visitas que contribuem para o nosso aprendizado. Além disso, tem os recursos na biblioteca, como livros, periódicos e materiais de pesquisa, o que enriquece nossa experiência acadêmica. Ter acesso a esses recursos é fundamental para a nossa formação e é o que mais tenho gostado. Então para aquelas pessoas que têm o sonho de ingressar no ensino superior, mas têm dúvidas sobre conseguir o Fies, eu diria para não desistirem. É importante buscar informações sobre as opções de financiamento e se dedicar aos estudos para alcançar esse objetivo”.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), caso da Unoeste. O financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante, e a dívida só começa a ser quitada após a conclusão do curso. Em 2024, por meio do Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

É importante esclarecer ainda que os "tetos" do Fies continuam valendo para todos, inclusive aos beneficiários do novo Fies Social. Significa que o programa não vai financiar mais do que R$ 42,9 mil por semestre (no caso de medicina, o limite é de R$ 60 mil). O valor que exceder essa quantia deverá ser paga a cada mês pelo estudante.

Imagens relacionadas

Cedida
baixar em alta resolução

Cedida