Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No Dia Internacional da Mulher, ONU cita aumento de barreiras para milhões


11/03/2024

 

 

 As Nações Unidas marcam o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, sob o tema Investir nas mulheres: Acelerar o progresso.

 
O secretário-geral, António Guterres, destaca avanços alcançados por mulheres e meninas na luta pela igualdade ao terem derrubado barreiras, desmantelado estereótipos e impulsionado o progresso rumo a um mundo mais justo e igualitário.
 
Efeitos da violência a mulheres e meninas 
Em mensagem, o líder das Nações Unidas disse, no entanto, que obstáculos incluem a marginalização de bilhões de mulheres e meninas, a injustiça e a discriminação, com a persistente epidemia de violência contra elas que “desgraça a humanidade”. 
 
Para alcançar a igualdade de gênero, a ONU Mulheres revela que seriam precisos cerca de US$ 360 bilhões por ano. No emprego, o fim das disparidades nesse campo poderia aumentar em 20% o Produto Interno Bruto por pessoa.
 
A entidade das Nações Unidas calcula ainda que medidas para cobrir as lacunas que existem nos cuidados e expandir os serviços com postos de trabalho dignos poderiam gerar quase 300 milhões de empregos até 2035.
 
Se as atuais tendências se mantiverem, mais de 342 milhões de mulheres e meninas poderão viver na pobreza extrema até 2030.
 
Progresso sob ataque
Guterres descreve um mundo que “ainda reflete milênios de relações de poder dominadas pelos homens” e o que aponta ser “um progresso sob ataque, com uma reação violenta contra os direitos das mulheres”. 
 
Ele ressalta que no ritmo atual, a igualdade jurídica ainda está a cerca de 300 anos de distância ao apelar pela rapidez nos avanços. Pela celebração da data, Guterres reitera o apoio da organização aos direitos e ao compromisso em acelerar o progresso. 
 
Para o chefe das Nações Unidas é preciso que as organizações de mulheres estejam na linha da frente.
 
Aos países, ele pediu maior investimento em programas para acabar com a violência contra o grupo, impulsionar a inclusão e a liderança da feminina em economias, nas tecnologias digitais, na construção da paz e na ação climática.
 
Mulheres líderes atuando nas empresas
Ele defende que um dos principais requisitos nesse sentido é a concessão de financiamento para o desenvolvimento sustentável, para que as nações tenham fundos disponíveis para investir.
 
A mensagem recomenda ainda que haja um maior número de mulheres líderes atuando nas empresas, nas finanças, nos bancos centrais e nos ministérios das Finanças.
 
Entre os benefícios gerados por essas medidas estão o impulso aos investimentos em políticas e programas que respondam às necessidades das mulheres e das meninas.
 
Para Guterres, os direitos do grupo são um caminho comprovado para sociedades justas, pacíficas e prósperas e benéficos para todos.
 
 
Fonte:  ONU News / Foto: ONU Mulheres/Magfuzur Rahman Shan - 08/03/2024
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]