Fórum das Mulheres das Centrais Sindicais realiza ato marcando o início do Março Mulher

07/03/2024

Na manhã desta terça-feira (05/03), na estação do Brás do Metrô, na região central de São Paulo, o Fórum das Mulheres das Centrais Sindicais promoveu o ato pela Igualdade de Gênero, contando com a presença de Maira Edna, secretária adjunta da Mulher da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Isabel Kausz, secretária da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Esta manifestação marcou o início do Março Mulher, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, e teve a participação das centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB e Nova Central.

Durante o evento, aproximadamente dez mil panfletos foram distribuídos, abordando temas relevantes como o fortalecimento da luta pela igualdade de gênero. Os panfletos continham informações cruciais sobre a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, promulgada em 2023, e sobre o combate à violência política de gênero. O objetivo central dessa iniciativa foi reforçar a importância da luta feminina na busca por um país mais justo e igualitário.

A presença e participação ativa das diversas centrais sindicais demonstra a união em prol da causa feminina e ressalta a importância da colaboração entre diferentes entidades em direção a uma sociedade mais equitativa.

A luta pela igualdade de gênero e o combate à violência política são pautas essenciais que demandam a atenção e engajamento de todos. Através de eventos como esse, é possível fortalecer a conscientização e promover mudanças significativas em busca de um futuro mais justo para todas as mulheres.

Março de Luta e de Resistência

No Dia 08 de Março, Dia Internacional das Mulheres, não é apenas um momento de celebração, mas principalmente um dia de luta e resistência. Nesta data, as mulheres ao redor do mundo se unem para reivindicar seus direitos, denunciar a desigualdade de gênero e combater a discriminação no mercado de trabalho. É uma oportunidade para destacar as conquistas alcançadas e, ao mesmo tempo, refletir sobre os desafios que ainda persistem.

As trabalhadoras enfrentam diariamente obstáculos como a disparidade salarial, a falta de oportunidades de ascensão profissional e o assédio no ambiente de trabalho. Os sindicatos desempenham um papel fundamental nessa luta, defendendo os direitos das trabalhadoras e promovendo a igualdade de condições laborais. É essencial que a sociedade como um todo se una para apoiar as demandas das mulheres e garantir um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Neste Dia Internacional das Mulheres, é importante lembrar que a luta trabalhista e a busca por igualdade de gênero no mercado de trabalho são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A união e a solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras são essenciais para superar os desafios e avançar rumo a um futuro mais equitativo para todos.

Fonte: UGT