Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Unoeste recepciona novos residentes da Santa Casa de Jaú


05/03/2024

Oito médicos vindos de fora e que passam a integrar o Programa de Residência Médica conheceram toda a estrutura do campus Jaú; eles atuarão com professores preceptores e acadêmicos da Medicina

Unoeste Jaú proporcionou um momento de acolhimento a todos os novos médicos residentes que passam a trabalhar na Santa Casa de Jaú (Foto: Bruna Catto)

Considerada uma modalidade de ensino de pós-graduação aos profissionais médicos recém-formados, sob a forma de curso de especialização, a residência médica é um momento importante de aprimoramento do perfil profissional, acadêmico, humano e ético dos novos médicos. Ela permite eles de se aprofundarem e se dedicarem exclusivamente a uma especialidade tal qual mais se identificam e querem seguir carreira. A Santa Casa de Jaú, que é parceira da Unoeste na formação médica e referência em diversas áreas para 12 municípios da região central do estado, sabe bem dessa importância e por isso dispõe do Programa de Residência Médica que é renovado periodicamente. E a mais nova turma, formada por oito médicos residentes, começou os trabalhos no dia 1º deste mês. Como forma de recebê-los da melhor maneira, a Unoeste proporcionou na manhã dessa segunda-feira (4) um momento de acolhimento a esses profissionais.

Na visita ao campus, os oito residentes foram recebidos pelo coordenador do curso de Medicina da Unoeste Jaú, Dr.  José de Oliveira Costa Filho, que apresentou a eles todas as instalações e estrutura de ponta da universidade. A eles, Dr. José também explicou que a partir de agora, além dos pacientes da Santa Casa, também terão contato dentro do hospital com professores da universidade, já que alguns são preceptores do programa no hospital, bem como com os estudantes da graduação da Faculdade de Medicina da Unoeste que estagiam e passam boa parte do internato lá.

“O intuito em recebe-los aqui no nosso campus foi fazer o acolhimento desses novos médicos que chegam em Jaú para as suas especializações, as suas residências. Acolhê-los conjuntamente com as três instituições – Prefeitura, Santa Casa e Unoeste –, demonstrando o apoio que precisam para fazer suas atividades, as suas residências. Nós estaremos à disposição, atentos e dedicados para que façam aqui [em Jaú] a melhor residência possível”, explicou.

Além dos residentes, a visita também contou com as presenças da coordenadora da residência em Pediatria, Dra. Ana Paula Longhi, do coordenador da residência em Cirurgia Geral, Dr. Osvaldo Franceschi, do coordenador da residência em Clínica Médica, Dr. Gustavo Buchala, da coordenadora da residência em Anestesiologia, Dra. Josie Criscuolo, além do coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Jaú (Coreme), Dr. Marcelo Stefanuto, a gerente administrativa da Santa Casa, Scila Carretero e a secretária do Coreme, Janaina Barbosa. A secretária municipal de Saúde de Jaú, Ana Paula Rodrigues, também participou representando o prefeito Ivan Cassaro.

Recepção foi feita pelo coordenador do curso de Medicina da Unoeste Jaú, Dr.  José de Oliveira Costa Filho (Foto: Bruna Catto)

Novos nomes

Os novos médicos farão suas residências nas especialidades de Anestesiologia (Dr. Vinicius Santos Bigliassi), Clínica Médica (Dra. Isabella Carolina de Almeida Barros Urel e Dr. Manoel Alves da Silva Filho), Cirurgia Geral (Dr. Lucas Daniel Vivian Pizarro e Dr. Matheus Cruz Justo da Silva), Medicina da Família (Dra. Luciana Assunção Jorge e Dr. Marco Antônio Pereira Guerra) e Pediatria (Dra. Amanda Corrêa Feiteira). O coordenador do curso de Medicina da Unoeste Jaú falou da importância que cada um desses oito profissionais representa para a saúde do município, sobretudo no que diz respeito a qualidade do serviço oferecido à população. “A presença deles é muito importante na cidade, modifica a qualidade da saúde visto que eles vêm para elevar o discurso. Eles elevam a discussão porque eles trazem conhecimentos atualizados que acabaram de conseguir, de estudar. E isso faz com que todo o tratamento de saúde de Jaú melhore de forma intensa, num é pouco não, é muito mesmo”, destacou.

Contrapartida essencial

Com exceção da especialidade de Anestesiologia, vale lembrar que todas as outras bolsas de Residência Médica em Jaú são custeadas com recursos da Prefeitura, por meio de contrapartida da Unoeste e Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) que atendem ao Plano de Contrapartida previsto no Edital nº 06/2014, que rege o processo de abertura da Faculdade de Medicina de Jaú. Na prática, a instituição destina 10% de seu faturamento anual bruto para as melhorias, as quais são indicadas pelo Gestor Municipal de Saúde e solicitadas à universidade através da Prefeitura de Jaú.  Por isso o pagamento de bolsas para médicos residentes no município está inserido nesse cenário.



Imagens relacionadas


Unoeste Jaú proporcionou um momento de acolhimento a todos os novos médicos residentes que passam a trabalhar na Santa Casa de Jaú
Bruna Catto
baixar em alta resolução



Recepção foi feita pelo coordenador do curso de Medicina da Unoeste Jaú, Dr. José de Oliveira Costa Filho
Bruna Catto
baixar em alta resolução
 
Emerson Sanchez - Mtb: 52.871
Homéro Ferreira - Mtb: 29.054
João Paulo Barbosa - Mtb: 74.030

Assessoria de Imprensa Unoeste (Prudente e Jaú)
Fones: (18) 3229-1185 ou 1090
[email protected]

Bárbara Camargo - Mtb: 54.249
Assessoria de Imprensa Unoeste (Guarujá)
Fones: (13) 3386-3002 ramal 1719
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]