Pós em nível de especialização aumenta salário em até 255%

29/02/2024

Formação continuada é imperativo para espaço exponencial no mercado e estimula graduados por meio de bolsas

Consultor empresarial Dr. Marcelo Plens: especialização é indispensável no aprimoramento de competências (Foto: Homéro Ferreira)

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022) constatou que profissionais com pós-graduação (lato sensu) têm salário acima de R$ 4 mil e seus ganhos podem variar de 150% a 255% maior do que a média de quem tem somente a graduação. Essa diferença é ainda maior para quem tem mestrado e doutorado (stricto sensu).  São dados divulgados pelo Instituto Semesp, o centro de inteligência do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), amparados na Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua), feita pelo IBGE.

A formação continuada para profissionais de nível superior, em qualquer uma das áreas do conhecimento, é vista pelo consultor empresarial Dr. Marcelo Plens como necessidade indispensável no aprimoramento de competências que os cursos de especializações podem proporcionar, visando a qualificação para o mercado de trabalhado cada vez mais exigente, diante da Revolução da Inteligência Artificial.

Mercado e o contexto histórico

Visão que extrai do contexto histórico, para melhor compreensão do momento atual, com o mundo passando por uma onda de mudanças mais impactantes de todos os tempos, ele cita quatro grandes rupturas na história da humanidade. A primeira delas, muitos anos antes de Cristo quando da Revolução da Agricultura: com a produção agrícola, a vida já não dependia somente da caça e da pesca. Então, a vida nômade perde forças com o surgimento das vilas e das cidades.

Na sequência, o Dr. Marcelo cita a Revolução Industrial que provocou enormes e profundas transformações nos sistemas de produção em série e nas relações de trabalho. Fato ocorrido na segunda metade do século 18. No começo dos anos 1970 a revolução ocorre com a evolução dos computadores e o início da operação da rede mundial de computadores, responsáveis pelo desenvolvimento que se vive hoje e que resultou na quarta grande ruptura que é a Revolução da Inteligência Artificial.

Nível para superar máquinas

“Com isso, muitos processos e muitas tarefas deixaram e estão deixando de ser realizadas por pessoas. São feitas por máquinas, com mais rapidez e maior precisão. Tecnologia criada nas empresas, mas que migraram para as casas, telefones e em grande parte de serviços e produtos. Então, se torna imperativo a especialização para que o profissional possa ter espaço exponencial no mercado”, pontua para dizer que a inteligência artificial está incorporando competências e processos que eram realizados por pessoas, para as quais resta buscar um nível de competência superior a isso.

Em suas andanças pelo Brasil afora, na condição de professor de cursos de pós-graduação e formação corporativa, o Dr. Marcelo tem o feedback de que os cursos de pós-graduação têm ajudado a transformar vidas, pessoal e profissionalmente. Sua graduação foi em administração no final dos anos 80 na Universidade Estadual de Londrina e desde então tem trabalhado em consultoria e possui MBA em gestão de empresas, mestrado em administração, doutorado em engenharia de produção e pós-doutorado na Escola de Agronomia Luiz de Queiróz (Esalq/USP).

Para melhorar especificidades

Com atuação docente centrada na Faculdade Régis, em Dracena, sua atuação na pós-graduação tem ocorrido em instituições de ensino superior em dez estados brasileiros, de norte a sul; e em instituições corporativas como a Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro; Fundação da Escola do Ministério Público do Estado do Paraná, em Curitiba; e Escola de Saúde da Marinha, no Rio. Em Presidente Prudente, na Unoeste leciona na pós-graduação lato sensu que oferta 40 cursos de especialização presencial e connect (remoto em tempo real).

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, as especializações da Unoeste têm atendido demandas regionais e de várias regiões do país, de profissionais que buscam aprimorar e melhorar suas habilidades e competências em determinadas especificidades. A coordenadora geral da pós lato sensu Célia dos Santos Silva reafirma que a especialização é uma necessidade profissional dos dias atuais e diz que a Unoeste tem estimulado a entrada de novos alunos oferecendo descontos.

Estímulo

O ingresso em qualquer curso da Pós Unoeste tem 50% off na matrícula. Durante o curso, o egresso da própria universidade tem 15% off nas mensalidades. Os egressos graduados com rendimentos de 1º e 2º lugares têm bolsas de 50% off e do 3º ao 5º as bolsas são de 30% off. Pelo programa Quero Bolsa, são 12% off para formado em qualquer outra instituição de ensino superior. Convênio com empresas e organizações de classe garantem 30% off aos titulares, cônjuges e filhos.

Serviço

Aos interessados em se especializar na Unoeste, universidade conceito máximo pelo MEC, as inscrições estão abertas. Clique aqui e garanta já a sua.

Imagens relacionadas

Homéro Ferreira
baixar em alta resolução

Emerson Sanchez - Mtb: 52.871