Unoeste oferece quase 230 bolsas 100% por meio do Prouni

30/01/2024

Além de cursos presenciais, graduações EAD também são contempladas; oportunidades são para os campi de Prudente, Jaú e Guarujá e polos do Pará, Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio

Por meio do programa, Ademir conseguiu bolsa 100% e já está estudando Sistemas de Informação na Fipp/Unoeste de Presidente Prudente (Foto: Cedida)

Começam nesta segunda-feira (29), as inscrições para o 1º processo seletivo de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal. A Unoeste oferece quase 230 bolsas de estudo integral (100%) para as graduações presenciais e EAD dos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além dos polos de Educação a Distância no Pará, Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio. São vagas disponibilizadas em vários cursos, todas com bolsas integrais 100%. Destas, 177 são ofertadas na modalidade presencial e 51 na EAD. O programa é destinado para quem fez o Enem nos anos de 2022 e 2023. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prouni até a próxima quinta-feira (1º).

Foi por meio do Prouni, que o estudante de Sistemas de Informação (BSI) na Fipp/Unoeste de Presidente Prudente, Ademir de Alcântara Souza Carvalho, conseguiu chegar à universidade no segundo semestre de 2023 e fazer o curso que sempre almejou. Ele lembra que a persistência o fez conseguir a bolsa 100%. “Tentei no início de 2023 pra Sistemas de Informação e fiquei extremamente chateado por ter sido o primeiro dos ‘não classificados’. Após isso, tentei no meio de 2023 e felizmente passei em 2°, com uma média nada excepcional, por volta de 657 pontos. Isso mostra que não é necessário ser um gênio para conquistar uma vaga”, lembrou ele.

Sem o incentivo oportunizado pelo programa, ele diz que dificilmente conseguiria acessar o ensino superior. E sobre estudar na Faculdade de Informática de Presidente Prudente, revela estar encantado. “Até o momento estou feliz com meu curso, se encaixa no que eu queria. O corpo docente da Fipp é bem qualificado e eu consegui ir bem nas matérias no primeiro termo, aprendi muita coisa em seis meses. Para quem vai tentar agora, eu aconselho pesquisar bastante sobre as etapas do Prouni e que seja rápido no processo da entrega dos documentos, pois caso deixe para a última hora, pode ser surpreendido com a falta de algum documento e como consequência, pode perder o prazo dessa etapa”, aconselha Ademir.

Bolsista em Jaú

Morador de Bariri (SP), o estudante do 2º termo de Medicina em Jaú, Fernando de Moraes Bertanha, conseguiu chegar à universidade e fazer o curso que sempre almejou por meio do Prouni. Desde o ano passado ele faz o curso médico no campus da Unoeste em Jaú. “Me inscrevi no programa com a clareza de onde e o que queria estudar. Optei por Medicina na Unoeste, sem segunda opção de universidade ou curso, porque a universidade tem minha total confiança e o curso havia conquistado meu coração por inteiro. Sou bastante tranquilo, então aguardei pacientemente pelo resultado. Quando ele veio, o recebi de braços abertos e não perdi tempo em contar para minha mãe e amigos próximos, os quais sempre me incentivaram em correr atrás do meu sonho”.

O rapaz tem adorado a estrutura da Medicina Unoeste. “O curso é excelente, o campus é incrível, os professores e demais funcionários são super atenciosos, acolhedores, educados. Quanto a isso não há palavras o suficiente para descrever, zero reclamações, tudo é mágico. Tenho absoluta certeza de ter feito a escolha correta. Aos que buscam iniciar os estudos em medicina, a priori, parabenizo-os pela escolha e, a posteriori, espero do fundo do meu coração que busquem realizar esse sonho incessantemente e não desista em hipótese alguma”, aconselha ele.

Bolsista em Guarujá

Moradora de Votorantim (SP), a estudante Luciana Cristina Mangini Martines, de 38 anos, também conseguiu cursar medicina ao conquistar a bolsa do Prouni no ano passado. Ela estuda no campus da Unoeste em Guarujá e, em breve, vai começar o 2º termo do curso médico. "Quando eu me inscrevi na Unoeste pelo Prouni ouvi muita gente dizer que era praticamente impossível conseguir uma bolsa 100% para medicina, mas a verdade é que não dei ouvidos e apenas confiei no meu processo. Então chegou o dia de conferir o resultado e quando abri a lista meu nome estava lá em primeiro lugar. Confesso que não acreditei de primeira e prometi que só iria comemorar de verdade após a comprovação da documentação. A universidade tem uma secretaria super organizada e o retorno sobre a documentação foi rápido. Eu era a nova caloura de medicina pelo Prouni”, relembrou ela.

A estudante Luciana Martines (de jaleco) também conseguiu cursar Medicina na Unoeste ao conquistar a bolsa do Prouni no ano passado (Foto: Cedida)

Luciana diz que está adorando estudar na Unoeste porque sabe que a qualidade do ensino faz toda a diferença na formação profissional. “É uma faculdade de ponta, com laboratórios equipados, salas multimídia, auditórios, além de termos gravado um medcast [podcast]. Vamos todas as semanas a USF para aprender, desde o início, na prática, como funciona a atenção primária à saúde dentro do SUS. Posso dizer que meu sonho de ser médica está cada vez mais próximo”.

Entre as melhores

Conceito máximo pelo MEC (Nota 5), a Unoeste é a melhor universidade particular do oeste paulista, litoral e região de Jaú e se destaca por dispor de uma estrutura completa, com laboratórios e clínicas modernos e tecnológicos, muitos deles referência no Brasil.

Prudente, Jaú e Guarujá

Em Prudente, são 198 bolsas integrais para cursos nos campi 1 e 2, presenciais e EAD. Dentre as oportunidades estão Medicina Veterinária e Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 15 vagas cada, Biomedicina com 13 vagas e Medicina com três vagas. Já em Jaú, são 14 bolsas de estudo integrais ao todo, sendo seis para Medicina, cinco para Fisioterapia, duas para Enfermagem e uma para Biomedicina EAD. O campus de Guarujá tem 10 bolsas de 100% no total, sendo oito para Medicina e duas para Biomedicina EAD.

Outros polos EAD

Além das vagas para cursos a distância nos polos de Prudente, Jaú e Guarujá, a Unoeste também tem bolsas do Prouni nos polos de Brasil Novo (PA), Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio. Clique aqui, procure por uma instituição (Unoeste) e confira.

Prouni

Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (antes do processo seletivo) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro. Inscreva-se diretamente pelo site do programa, neste link

Faça Unoeste

A universidade também está com inscrições abertas para os vestibulares de cursos presenciais e EAD, com condições especiais e bolsas de estudo que podem chegar a até 50%. Clique aqui e confira as oportunidades.

Imagens relacionadas

Cedida
baixar em alta resolução

Cedida