Assembleia Legislativa de São Paulo reserva o dia 10 de maio para homenagear os profissionais da saúde

30/01/2024
O Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai ser palco de uma importante homenagem aos profissionais que cuidam diuturnamente da saúde da população do estado de São Paulo.  A pedido do deputado Rafael Silva a sessão solene em homenagem ao 12 de maio, Dia do Trabalhador da Saúde, será realizada no dia 10 de maio, a partir das 10 horas e vai enaltecer estes trabalhadores com a entrega de um certificado de honra ao mérito e um troféu aos profissionais que se destacaram durante o ano.

O deputado Rafael Silva (PSD) é o autor do projeto de lei que instituiu no calendário do Estado de São Paulo o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde por meio da Lei 11.665, em 2004.
“Há 20 anos anualmente fazemos essa homenagem e cada entidade sindical filiada a Federação vai indicar um profissional da saúde da sua base para receber essa homenagem”, destaca o presidente da Federação Paulista da Saúde, Édison Laércio de Oliveira.

Ele lembra que a valorização do trabalho do profissional da saúde é uma luta histórica da categoria no Estado de São Paulo. Avanços trabalhistas foram somados ao longo desta história que tem na liderança, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que representa, por meio dos sindicatos filiados, mais de 700 mil trabalhadores, somente nos setores privado e filantrópico. “Somos mais de um milhão, se computados os profissionais do setor público”, complementa.

O dia 10 de maio se transforma num dia de festa para toda a categoria que se mobiliza para integrar as caravanas formadas em todas as bases sindicais para estar presente na Alesp.
As regiões representadas pela Federação Paulista da saúde são:  São Paulo, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Franca, Rio Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Jau, Araçatuba e Campinas integrando mais 18 regiões como Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Dracena, Garça, Indaiatuba, Itapira, Itu, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Pinhal, São João da Boa Vista e Tupã.