PISO ENFERMAGEM: Santa Casa de Jahu explica que parcelas de dezembro e do 13º ainda não chegaram ao hospital

14/12/2023

Em conversa do Sindicato da SaúdeJaú com o setor de Administração de Pessoal da Santa Casa de Jahu, sobre repasses da ajuda complementar do piso nacional da enfermagem, recebemos a explicação de que faltam duas parcelas a serem repassadas ao hospital. O supervisor Newton José Smaniotto disse nesta quinta-feira, 14 de dezembro, que as parcelas de dezembro e do décimo-terceiro ainda não foram repassadas.

Segundo ele, a Santa Casa de Jahu está em dia com o repasse aos funcionários da enfermagem. O último pagamento do repasse ocorreu no dia 13 de dezembro e se refere à parcela de novembro, que foi creditada há uma semana na conta do hospital, enviada pela Prefeitura de Jahu. Os pagamentos de maio a novembro já foram realizados.

PARCELA DEZEMBRO - Newton disse que a parcela do mês de dezembro é provável seja paga apenas em janeiro, por conta da demora do repasse ao hospital. Ele garante que assim que o dinheiro cai na conta da Santa Casa o prazo necessário para conferência de planilhas pelo RH, pelo setor financeiro e envio para o banco é de dois a três dias.

ABONO DE NATAL – Em relação à parcela repassada para o complemento do décimo-terceiro (abono de natal), a Santa Casa não sabe quando vai receber. Neste caso, é o próprio hospital que encaminha a planilha com valores de cada funcionário à Prefeitura de Jahu, que é o gestor perante o Ministério da Saúde. Essa planilha está na fase de conclusão e de envio à Prefeitura. Não tem previsão de quando o dinheiro virá para o caixa da  Santa Casa e, depois, para o bolso do funcionários.

REPASSE 2024 – Em relação ao questionamento dos profissionais da enfermagem se os repasses da ajuda complementar do piso continuarão em 2024. O que se sabe é que o governo federal garantiu que vai dispor recursos para continuar a dará ajuda aos hospitais. Até o momento, não entanto, não se tem notícia de projeto de lei, emenda ao orçamento, medida provisória ou algo do tipo encaminhado aos deputados para votação. Qualquer liberação de recursos passa antes pelo voto dos deputados.