Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sofia Borges representa Sindicato da SaúdeJaú e Conselho Municipal de Saúde na Conferência Nacional de Saúde Mental


11/12/2023

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental teve início nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, Em Brasília, após superar desafios e contar com a decisiva participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para viabilizar o evento. A sindicalista jauense Sofia Claudete Rodrigues Borges, diretora do SindsaudeJaú e da Federação Paulista da Saúde, representa o sindicato e o Conselho Municipal de Saúde de Jaú como membro ativo.

Sofia, que partiu no domingo rumo a Brasília, vai se posicionar como uma das vozes  de Jaú e do Estado de São Paulo nos debates que ocorrerão até o dia 14 de dezembro. Sua participação representa não apenas o sindicato, mas também o Conselho Municipal de Saúde, reforçando o comprometimento da região com as discussões sobre saúde mental.

Sua presença e participação ativa na conferência destacam a importância do envolvimento da sociedade na construção de um sistema de saúde mental mais justo e eficiente para todos. O CNS de Jaú conta ainda com mais três diretoras do Sindicato da SaúdeJaú, sendo Edna Alves vice-presidente do Conselho e Jéssica Fernanda de Mello e Maria Ivanilde de Araújo Almeida como suplentes.

A Conferência em Detalhes: Sob o tema "A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS", a conferência busca propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e fortalecer programas e ações de saúde mental.

Entre os temas em destaque nos debates estão as comunidades terapêuticas, internação compulsória e o cuidado em liberdade. Participantes, incluindo usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), terão a oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas mais abrangentes para a saúde mental ao longo dos quatro dias de evento.

Programação:

  • 11 de dezembro: Abertura oficial e apresentação dos temas centrais.
  • 12 de dezembro: Debates sobre comunidades terapêuticas e internação compulsória.
  • 13 de dezembro: Discussões sobre o cuidado em liberdade e avanços na atenção psicossocial no SUS.
  • 14 de dezembro: Apresentação das diretrizes propostas, encerramento e avaliação do evento.

Participação Ampliada: Além dos delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais, a conferência nacional conta com cerca de 160 delegados eleitos nas conferências livres, realizadas até o final de setembro. Destacam-se a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde Mental da População Negra e a Conferência Livre Nacional do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Histórico e Importância: Para o CNS, as conferências nacionais desempenham um papel crucial na construção das políticas públicas de saúde mental no Brasil. Ao longo de 36 anos e quatro edições, as conferências têm sido marcos importantes na evolução dessas políticas, desde a integração à Política Nacional de Desenvolvimento Social até o fortalecimento do consenso em torno da proposta da Reforma Psiquiátrica.

Em 2010, realizada pela primeira vez de forma intersetorial, a quarta conferência contou com 46 mil participantes das etapas preparatórias e nacional em um cenário avaliado pelo conselho como diferente do encontrado 9 anos antes. "Por um lado, os participantes reconheceram os avanços concretos na expansão e diversificação da rede de serviços de base comunitária. Por outro, identificaram as lacunas, a complexidade e o caráter multidimensional, interprofissional e intersetorial da implementação da Lei 10.216 após quase uma

PROGRAMAÇÃO

https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/3252-conheca-as-pessoas-convidadas-para-as-mesas-de-debate-da-5-conferencia-nacional-de-saude-mental-domingos-savio

 

 

 

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]