Academia Jahuense de Letras se torna parceira da Unoeste

01/12/2023

Disseminar arte, cultura e educação é umas das premissas das instituições; parceria envolve realização de eventos culturais na cidade de Jaú e região

Regina Silingovschi, Edimilson Eufrásio e Letícia Vila Real (Foto: Bruna Catto)

Conhecida como a Terra do Calçado Feminino, Jaú é uma cidade cheia de riquezas culturais e educativas. Hoje, uma das mais importantes instituições que representam a arte e cultura no município é a Academia Jahuense de Letras (AJL) que tem em sua premissa, produzir arte e cultura, revelar talentos e imortalizar conhecimentos. E como instituição socialmente responsável, a Unoeste tornou-se parceria da Academia por meio da Unidade de Informação 5 da Rede de Biblioteca Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, na proposta de apoiar e desenvolver talentos literários locais.

Para o presidente da instituição cultural, Edimilson Eufrásio, a parceria se deu por meio de contato com os responsáveis pela unidade do campus de Jaú. “É uma importante parceria para nós, que vai desde um lançamento de livro, palestra e saraus, além da oportunidade dos alunos conhecerem as obras produzidas pelos autores da Academia Jahuense de Letras e dos autores jauenses e regionais, promoção de eventos de cunho artístico e cultural de maneira em geral e interagirem com a comunidade local”.

O presidente pontua como é feito o trabalho da instituição. “Temos 14 anos de fundação e nosso trabalho é no sentido de promover a arte e cultura, valorizando os novos talentos e formando novos leitores e adeptos à literatura brasileira e firmando parcerias com livreiros, escolas e universidades no sentido de abrir em suas bibliotecas e salas de leitura espaço para os escritores da AJL. Também realizamos um trabalho social de arrecadação de alimentos para entidades assistenciais de Jaú, em parceria com o Rotary Club de Jahu Norte”.

Para a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste, Regina Rita Liberati Silingovschi, ser parceira da Academia é de grande importância para as duas instituições. “Essa união de instituições agrega no sentido de mostrar a literatura na cidade de Jaú. A Academia é muito assídua no trabalho que realizam e é um belíssimo trabalho. O presidente Edimilson e seus colaboradores estão em constante produção. Na parceria com a Unoeste, além de terem uma estante com as produções autorais em nossa biblioteca, são realizados outros eventos, a exemplo do que ocorrerá no início do próximo semestre, um lançamento de livros”.

Regina pontua que esse vínculo gera uma oportunidade única para cumprir a missão de apoiar e desenvolver talentos literários locais. “É uma parceria de sucesso, a Unidade de Informação 5, assim como todas as demais unidades tem a missão de trazer as pessoas da comunidade para participar das atividades dentro da universidade, de promover a disseminação de conhecimento e cultura”.

Por fim, a responsável pela Unidade de Informação 5, no campus de Jaú, Letícia Vila Real, acrescenta que todo esse trabalho já tem sido contínuo e efetivo desde que iniciou. “Assim que fechamos essa parceria cedemos um espaço para divulgação das obras produzidas pelos autores jauenses e eles nos apresentam em todos eventos que estão presentes na cidade e região”.

Imagens relacionadas

Regina Silingovschi, Edimilson Eufrásio e Letícia Vila Real