Trabalhadores da Santa Casa de Pederneiras aprovam troca de cesta básica por tíquete de R$ 200,00

24/11/2023

A partir de dezembro os trabalhadores da saúde da Santa Casa de Pederneiras vão recebe um cartão com valor de R$ 200,00 em substituição à cesta básica. A decisão foi tomada por eles em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região na tarde do dia 23, na sala de reunião do hospital.

A sugestão de substituir a cesta básica, uma conquista história do nosso sindicato, partiu dos trabalhadores. Em conversa com a diretoria do hospital foi discutida essa possibilidade, que se concretiza agora.

Não sem antes o Sindicato da SaúdeJaú negociar um valor maior do que o proposto pela Santa Casa de Pederneiras. A direção do hospital ofereceu R$ 160,00, valor rejeitado pelo sindicato e pela categoria. Esse valor representa apenas R$ 6,40 por dia para um trabalhador que faz jornada de 6horas diárias.

Pesquisa do sindicato em mercados de Pederneiras mostrou que os produtos que integram a cesta básica custam na gôndola quase R$ 200 para serem adquiridos diretamente pelo trabalhador. A própria pesquisa do hospital chegou a quase esse valor.

Então, foi esse o valor que a presidente do sindicato, Edna Alves, levou como meta e conseguiu convencer a direção da Santa Casa a aceitar. O valor será mantido até julho de 2024, mês da data-base e quando terá novo reajuste ou pelo índice da inflação ou com base em nova pesquisa de mercado.

Colocada em votação, os trabalhadores aprovaram a substituição e já em dezembro terão o cartão em mãos para comprar os produtos mais adequados ao perfil de cada família. Segundo a direção da Santa Casa, no último mês 30 funcionários não retiraram a cesta.