Você tem Anemia Falciforme ou Talassemia? Faça o exame nessa campanha do Sindicato da SaúdeJaú e do Laboratório Parelli

21/11/2023

No mês da Consciência Negra o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região convidou o Laboratório Parelli para ser parceiro numa campanha para tentar detectar pessoas que tenham duas doenças do sangue hereditárias graves: Anemia Falciforme, que atinge especialmente as pessoas negras; e a Talassemia, chamada de anemia do Mediterrâneo.

A detecção dessas doenças é feita por meio de dois exames de sangue. Por meio da parceria entre sindicato e laboratório o preço é quase simbólico para sócios e dependentes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde. Um exame custa R$ 13 e outro R$ 23.

Mas também é bem acessível para a comunidade em geral que possui outros convênios ou queira fazer de forma particular. Para outros conveniados com o Parelli os valores são R$ 25 e R$ 30 respectivamente. No caso de exame particular, os preços são R$ 50 e R$ 70.

EXAMES NO LABORATÓRIO PARELLI

- Eletroforese de hemoglobina: (R$ 23 sócio Sindicato da SaúdeJaú), R$ 30 (demais convênios) e R$ 70 (particular)

- Hemograma completo: (R$ 13 sócio Sindicato da SaúdeJaú), R$ 25 (demais convênios) e R$ 50 (particular)

DIAGNÓSTICO - Presidente do Sindicato da SaúdeJaú, Edna Alves, diz que a categoria da saúde tem muitos trabalhadores que podem ser portadores dessas doenças e não sabem. Por isso surgiu a ideia de estimular o diagnóstico precoce e fazer os tratamentos corretos. Ela lembra que as duas doenças não têm cura, por isso precisam de cuidados especial ao longo da vida.

SINTOMAS - A anemia falciforme e a talassemia afetam a hemoglobina, a parte do sangue que transporta o oxigênio pelo corpo.

Por isso, podem sofrer ataques de dor forte, ter infecções graves e com perigo de vida e são normalmente anêmicas. No caso da talassemia, as pessoas também são muito anêmicas, podendo ter sintomas de palidez, irritabilidade, cansaço, barriga inchada e desalinhamentos de dentes e ossos do rosto.

No material de divulgação da campanha produzido pelo Parelli tem outros detalhes sobre as doenças.

Além da reflexão e luta da população negra do Brasil, o Dia da Consciência Negra marca o início da nossa campanha junto ao Sindicato da Saúde, para alertar sobre essa doenças. A anemia falciforme é uma doença hereditária decorrente de uma mutação genética que passa de pais para filhos e atinge principalmente a população negra do país. A talassemia, é um tipo de anemia hereditária, transmitida de pais para filhos, e que faz parte de um grupo de doenças do sangue (doenças da hemoglobina)“
.
Entre em contato e realize seu exame com desconto.

PREVINA-SE

INFORMAÇÕES: