Hospital Amaral Carvalho informa que repassou em 13/11 diferenças do retroativo maio-agosto. Quinta parcela do PNE não chegou, a

17/11/2023

Em conversa com o setor de Recursos Humanos do Hospital Amaral Carvalho, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região foi informado de que o pagamento realizado neste dia 13 de novembro é referente às diferenças apuradas pelo Ministério da Saúde no recadastro do quadro de funcionários feito pela instituição. É o dinheiro que deveria ter sido pago em outubro, junto com o retroativo de maio a agosto do complemento do piso nacional da enfermagem.

Ou seja, diante de inconsistência no cadastro dos funcionários, apontada pelo sindicato no fim de setembro, o HAC enviou nova planilha excluindo itens que faziam parte da base de cálculo para o repasse do valor do complemento. Na ocasião, o HAC informou que faria o repasse tão logo recebesse os valores recalculados pelo Ministério da Saúde.

Responsável pelo setor, Silva Pelegrina, disse se algum trabalhador não recebeu nem os quatro meses iniciais e nem esse valor complementar é preciso esperar pelo repasse da quinta parcela em diante. Até o momento o HAC diz que não recebeu essa quinta parcela do Governo do Estado. E não deu previsão de quando vai pagar,

Alguns hospitais pagaram a quinta parcela já em outubro e esperam pela sexta – o caminho do repasse do governo federal aos hospitais varia conforme sua natureza de contrato, podendo ser via Prefeituras ou via Estado. Por isso cada local tem um calendário de pagamento. O HAC ainda não sabe quando terá as demais parcelas, a partir da quinta, para repasse aos seus funcionários,

DEMITIDOS – Em relação aos funcionários do HAC que foram demitidos ou pediram demissão no período pós-maio e que tenham direito a valores referentes ao piso nacional, o hospital deverá começar a chama-los a partir da próxima semana.

O Sindicato da SaúdeJaú está atento aos pagamentos e, como o prazo de pagamento varia de um local para outro, está no aguardo da finalização dos pagamentos até dezembro para fazer um balanço de qual hospital pagou certo ou não. Se for necessário acionar a justiça para defender o direito dos trabalhadores o sindicato vai fazer.