Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Federação participa, na Cidade do México, de encontro promovido pela Uni Care que vai debater direitos dos Cuidadores


14/11/2023

As condições de trabalho e de vida dos cuidadores em nível mundial vão ocupar três dias de debates num evento promovido pela Uni Global/Uni Cuidados. Tendo como eixo principal, os “Sistemas Nacionais de Cuidados: um Compromisso Global para a formalização e representação de trabalhadoras/es de cuidados na América Latina”, o Congresso vai acontecer na Cidade do México, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.

 

O presidente da Federação Paulista da Saúde, Édison Laércio de Oliveira, é um dos representantes do Brasil no evento. De acordo com Édison, é crescente o mercado de cuidados domiciliares em todo o mundo, seja porque as populações estão cada dia morrendo mais tarde e ainda pela evolução tecnológica. “A união destes fatores muda o mundo do trabalho e os cuidadores estão cada vez mais presentes no dia a dia do sistema de saúde. Entretanto, ainda carecem de organização e condições dignas de trabalho e também de vida, o que reflete no sistema de organização desses trabalhadores”, reflete ele. 
 
Perfil 
A UNI Cuidados (UNI Care), parte da UNI Global Union, representa mais de dois milhões de trabalhadores de cuidados em 50 países do mundo, incluindo centenas de milhares de cuidadores domiciliares. A atenção domiciliar (homecare) para idosos e pessoas com deficiência, definida como a prestação de apoio nas atividades da vida diária e o cuidado pessoal, inclui alimentar, higienizar, e acompanhar em todas as necessidades do cuidado. 
 
A maioria dos trabalhadores de homecare é formada por mulheres, com remuneração de baixo valor, sem proteção trabalhista, devido a subvalorização desses trabalhos, e com isso fica fragilizado o poder de negociação. Esta situação não é inevitável: com a liderança do governo e sobre a base da experiência em diversas regiões do mundo, podemos construir sistemas de atenção domiciliar financiados com fundos públicos que oferecem alta qualidade a idosos, crianças e adultos com deficiências ao proporcionar trabalhos com salários dignos, benefícios sociais, capacitação e uma forte voz coletiva para os cuidadores.
 
“Com certeza vai ser um encontro muito proveitoso, do qual vamos participar ativamente, buscando formas de agregar mais valor a estes trabalhadores. O debate em nível mundial permite um grande avanço nas ações sindicais, por unir os sindicatos numa só voz em prol dos trabalhadores”, opina Édison de Oliveira.
 
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]