Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Empresas distribuem fake News para não pagar Piso da Enfermagem


06/11/2023

 

 O Sinsaúde e trabalhadores da saúde têm recebido uma mensagem falsa de empresas sobre a suspensão do pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, por determinação do TST (Tribunal Superior do Trabalho). A informação, sem assinatura, é falsa, uma fake news como se popularizou a chamar este tipo de informação, que destorce a realidade com objetivo de confundir ou desinformar o leitor. 

 
É fato que o TST tem realizado reuniões de mediação entre centrais sindicais e a CNSaúde e outras entidades patronais para discutir o pagamento do Piso. Entretanto, não existe suspensão dos efeitos da Lei 14.434/2022, que foi julgada constitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em julho e cujo prazo de 60 dias para negociações venceu em setembro, segundo a ata de julgamento publicada dia 12 de julho. 
 
O link da notícia que está na mensagem também é falso. Existe uma matéria no portal do TST com o mesmo título, mas cujo conteúdo é totalmente diferente da fake news. 
 
A notícia falsa provocou uma avalanche de consultas no Departamento Jurídico do Sinsaúde por trabalhadores, RHs e escritórios de advocacia. 
 
“É intolerável este tipo de artimanha. As empresas privadas já deveriam estar pagando o novo salário para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras desde setembro, na área de abrangência do Sinsaúde, mas tentam de todas as formas não cumprirem a lei”, explica o diretor Jurídico, Paulo Gonçalves. 
 
A presidente do Sinsaúde pede seriedade e atenção das empresas para o cumprimento dos seus deveres e respeito ao direito dos trabalhadores. “O Piso é uma conquista de muita luta da Enfermagem. As empresas tiveram tempo para contestar e negociar, agora é tempo de pagar o que é de direito dos trabalhadores”, afirma.
 
Fonte: Sinsaúde Campinas
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]