Unoeste entrega reforma e ampliação de USF em Jaú

03/11/2023

Unidade contemplada em nova contrapartida da Unoeste fica no Jardim Santa Helena e atenderá pacientes do bairro e dos jardins Odete e Sanzovo, além da Chácara Flora

Autoridades de Jaú e representantes da Unoeste durante a cerimônia de entrega nesta quarta-feira (Foto: Mikaele Porto)

Uma universidade que se preocupa para além da educação de qualidade no ensino que já oferece a seus alunos. Assim tem se mostrado a Unoeste que nesta quarta-feira (1º) começou o mês de novembro entregando à população de Jaú, junto a autoridades do município – entre elas o prefeito Ivan Cassaro e a secretária municipal de Saúde Ana Paula Rodrigues –, a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Viriato Coutinho”, no Jardim Santa Helena. O investimento de aproximadamente R$1,8 milhão foi custeado com contrapartida financeira da universidade à prefeitura, por meio do Programa Mais Médicos. O prédio foi todo revitalizado e a partir da próxima segunda-feira (6), quando será reaberto ao público, passa a oferecer mais qualidade nos atendimentos aos moradores da região do Santa Helena, que além do próprio bairro abrange ainda os jardins Odete e Sanzovo, além da Chácara Flora.

Representando o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) – mantenedora da Unoeste –, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, estiveram presentes a entrega oficial a coordenadora administrativa do campus da Unoeste Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, e o coordenador do curso de Medicina Dr.  José de Oliveira Costa Filho. Responsável pelas obras de reforma e ampliação na USF, o diretor geral da Artengi Construção e Engenharia, Paulo Maranhão, também participou da cerimônia.

Ao discursar, o prefeito de Jaú Ivan Cassaro fez questão de agradecer um a um os envolvidos na obra: pedreiros, serventes, eletricistas, encanadores e todos os outros profissionais da Artengi designados para que as obras fossem entregues dentro do prazo determinado pela Prefeitura. “Também preciso agradecer aos vereadores da nossa base, a secretária Ana Paula e principalmente aos médicos, enfermeiros e as atendentes que trabalham aqui. Sem eles não adianta ter esse patrimônio, esse prédio moderno e de última geração. Agradeço a todos do fundo do coração e por tudo que têm feito por nossa cidade, cuidando da saúde do nosso povo que é a coisa mais importante. E ainda faço aqui um agradecimento ultra especial a Unoeste que tem sido parceira nossa”.

Ivan Cassaro explicou ainda que a obra entregue resulta de contrapartida da universidade. Essa contrapartida diz respeito aos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) e atende ao Plano de Contrapartida previsto no Edital nº 06/2014, que rege o processo de abertura da Faculdade de Medicina de Jaú. “Isso aqui [USF do Jardim Santa Helena] estava parada e nós fizemos muito bem feito a reforma em parceria com a Unoeste. Para a população essa obra não custou nada, é resultado dessa contrapartida com a Unoeste. É uma benfeitoria que a universidade faz para a nossa cidade na área da saúde e que os formandos utilizam esses locais para complementação do curso. Eu gradeço e vamos continuar assim, tem mais seis postos a serem reformados. Ressalto ainda os equipamentos novos, a exemplo das cadeiras de dentistas. Quando eu vim aqui pela última vez estavam muito precárias. Parabéns a Unoeste”, ressaltou.

Falando em nome da universidade, o Dr. José ressaltou que felizmente está se tornando cada vez mais comum esses encontros entre a instituição e o poder público municipal para entregar benfeitorias à população jauense. “Estamos muito felizes em estar aqui, e eu digo isso em nome do nosso diretor geral Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima e da nossa reitora Ana Cristina de Oliveira Lima que, infelizmente, não puderam estar aqui por contratempos. Eles gostariam muito de estar, até por essa ser a primeira reforma entregue, mas não faltará oportunidade pois temos outros planos”.

O coordenador do curso de Medicina do campus de Jaú ainda demonstrou a felicidade da Unoeste em participar da evolução dos serviços de saúde de Jaú que reflete em melhores condições para pacientes e funcionários. “Se Jaú será outra após a Unoeste isso será muito bom pra nós, e estamos muito felizes em estar participando desse momento. A unidade ficou maravilhosa, agora todos terão mais espaço, mais conforto, as pessoas poderão ser atendidas com mais comodidade, os profissionais de saúde terão uma condição melhor de trabalho com tudo climatizado. Em última análise, com certeza isso melhora o serviço porque se a pessoa trabalha mais confortável ela entrega um serviço melhor. O que é motivo de privilégio e satisfação pra nós”, destacou, elogiando ainda o acolhimento dos estudantes da Unoeste em todos os espaços de saúde.

Aproximadamente R$1,8 milhão de contrapartida financeira da universidade à prefeitura foi investido na reforma da unidade (Foto: Mikaele Porto)

Obra de qualidade

A USF do Santa Helena, assim como é comumente chamada, ganhou mais três consultórios, novos mobiliários e está totalmente climatizada. O prédio também passou por reforma na parte de alvenaria, elétrica, hidráulica e pavimento. O espaço externo foi revitalizado. Portas e guarnições, além de telhado, pisos e azulejos foram substituídos. E banheiros tiveram intervenções e agora estão adaptados para uso de pessoas com deficiência.

A secretária municipal de Saúde fez questão de elogiar o comprometimento e o desempenho da Artengi Construção e Engenharia durante a execução das obras na unidade que tiveram início em 20 de março deste ano. “Realmente a gente vê que é uma empresa idônea, que veio aqui para fazer a diferença. Então fica o agradecimento em meu nome e em nome do prefeito à Artengi”, falou Ana Paula. Por sua vez, Paulo Maranhão reforçou que essa seriedade no trabalho é marca registrada da  Artengi que é expert em soluções técnicas e economicamente viáveis, justamente por unir arquitetura e engenharia de forma racional.

“A gente tenta fazer o melhor, já mantemos uma parceria com a Unoeste de longa data e eu acho que confiança a gente conquista, não impõe. Graças a Deus estamos trabalhando de uma maneira sólida, correta e entregando o que a gente pode fazer de melhor. A minha empresa não trabalha diretamente para a política em si, mas com essa parceria com a Unoeste a gente vê que as coisas aqui [em Jaú] são diferentes e funciona de uma maneira diferente. Então fica aqui o meu agradecimento também pelo reconhecimento”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Jaú, Maurílio Moretti, disse que a reforma realizada foi feita de forma digna para atender bem a população. “Quando a administração trabalha em conjunto com a universidade é para a população. Os alunos de Medicina fazem estágio nos postinhos, no Pronto-Socorro. E a Unoeste quer oferecer o melhor aos seus alunos. Por isso a reforma e o investimento contemplam os melhores aparelhos para esses estudantes utilizarem em benefício de sua própria formação, e ainda contemplando a população. Jaú tem ganhado muito com a Unoeste”, finalizou.

Fazendo a diferença

A Unoeste tem possibilitado contrapartidas para Jaú desde agosto de 2018, por meio do Programa Mais Médicos. Nesse cenário, a instituição destina 10% de seu faturamento anual bruto para as melhorias, as quais são indicadas pelo Gestor Municipal de Saúde e solicitadas à universidade através da Prefeitura de Jaú. Por atender solicitações da prefeitura, até agora essa destinação de recursos já beneficiou outras unidades de saúde, Santa Casa e o Hospital Tereza Perlatti. Os investimentos em contrapartida já passam dos R$ 9,4 milhões em melhorias nas estruturas dos serviços de saúde e bolsas para o programa de residência médica. Somente na unidade entregue nesta quarta (1º) foram aproximadamente R$1,8 milhão de investimentos. No mês passado, a Unoeste entregou uma ambulância toda equipada para compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do município. Um investimento de R$ 480 mil.