Unoeste entrega ambulância nova e equipada ao Samu de Jaú

23/10/2023

Veículo de suporte avançado foi adquirido a partir de solicitação da prefeitura; investimento de R$ 480 mil deve contribuir com o tempo resposta no atendimento de urgências e emergências

Entrega oficial da ambulância que vai compor a frota do Samu 192 ocorreu nesta segunda-feira, dia 23, na Secretaria de Saúde de Jaú (Foto: Bruna Catto)

Presente em Jaú desde agosto de 2018, a Unoeste tem possibilitado contribuições na cidade que vão além da oferta de um ensino superior de qualidade e do desenvolvimento socioeconômico local – seja pela geração de empregos diretos e indiretos, ou pela vinda de estudantes de diferentes lugares do Brasil que fomentam diversos setores da economia jauense. É que anualmente a instituição garante contrapartida financeira ao governo municipal de Jaú por meio do Programa Mais Médicos. A destinação dos recursos atende a solicitações da prefeitura, e até agora já beneficiou unidades de saúde, Santa Casa e o Hospital Tereza Perlatti. E a mais nova aquisição trata-se de uma ambulância de suporte avançado, toda equipada, para compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).  Um investimento de R$ 480 mil.

Com mais essa entrega, os investimentos da Unoeste na Saúde de Jaú nos últimos cinco ano (até o dia 21 de setembro deste ano) passam dos R$ 9,4 milhões em melhoria nas estruturas dos serviços de saúde, ações e programas do Sistema Único de Saúde (SUS), além de bolsas para o programa de residência médica. Importante explicar que os montantes dizem respeito aos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) e atendem ao Plano de Contrapartida previsto no Edital nº 06/2014, que rege o processo de abertura da Faculdade de Medicina de Jaú. Assim, a instituição destina 10% de seu faturamento anual bruto para as melhorias, as quais são indicadas pelo Gestor Municipal de Saúde e solicitadas à universidade através da Prefeitura de Jaú.

Hoje pela manhã, o prefeito de Jaú Ivan Cassaro agradeceu a nova contrapartida da Unoeste para com o município. “Mais um investimento pra saúde da nossa cidade. Essa ambulância, UTI Móvel, vai ser destinada ao Samu. É uma ambulância de última geração que resulta de contrapartida da Unoeste. O que é essa contrapartida? Os formandos de Medicina fazem estágio nos postos de saúde no Pronto-Socorro da Santa Casa, e em troca deles utilizarem esses espaços nossos, há essa contrapartida. Então nós agradecemos a toda a diretoria da Unoeste não só por essa ambulância, mas também pelas reformas nos postos de saúde que também foram viabilizadas por meio delas”, explicou o prefeito em parte de seu discurso.

O coordenador do curso de Medicina do campus de Jaú, Dr. José de Oliveira Costa Filho, falou dessa nova aquisição para o município. Ele acredita que o veículo entregue vai contribuir com o tempo resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Jaú. “Assim que a Prefeitura apresentou a demanda por uma nova unidade do Samu, a Unoeste prontamente encaminhou os procedimentos para aquisição do veículo, considerando a importância do equipamento para o serviço de saúde. O Samu é o serviço oficial de atendimento de urgências e emergências à população e que presta serviço às pessoas no momento onde elas mais precisam, onde o tempo é um fator de extrema importância, motivo pelo qual é imprescindível que os veículos estejam em perfeitas condições de uso visto que é necessário garantir que nada falhe”, explicou.

Unoeste investiu R$ 480 mil na compra do veículo todo equipado e apropriado para ser utilizado pelo Samu 192 (Foto: Bruna Catto)

Dr. José ainda fez questão de destacar que a Unoeste também participa deste serviço com o envolvimento de internos de Medicina do 5º ano, no estágio de Urgência e Emergência. No estágio, eles utilizam as unidades do Samu para os atendimentos. “Reforçamos que é sempre uma felicidade muito grande podermos contribuir com a melhora dos serviços de saúde da população de Jaú com a participação de nossos docentes e estudantes e também com a melhoria dos equipamentos”, completou.

Benefícios à população

Entre as aquisições já entregues em benefício da saúde municipal de Jaú, estão aparelhos de cardioversores e outras ambulâncias para a prefeitura, além de melhorias para a Santa Casa, Hospital Tereza Perlatti e diversas unidades de saúde. Para as unidades de saúde do município, onde os alunos do curso de Medicina realizam as vivências do Programa de Aproximação à Prática Profissional (Papp), já foram doados ares condicionados, móveis e ventiladores a Unidades de Saúde da Família. E em todo início de semestre também são doados aos postos materiais de limpeza, higiene e escritório.