Inteligência artificial impactará todos níveis da educação

18/10/2023

Constatação de pesquisador é feita durante a abertura do Enepe 2023 com o alerta de que os professores devem se adaptar

Dr. Agostinho durante a conferência de abertura do Enepe 2023 (Foto: Homéro Ferreira)

Com expertise em estudos científicos sobre inteligências artificiais de linguagem natural nos processos de ensino e de aprendizagem, o Dr. Agostinho Serrano de Andrade entende que a capacidade das máquinas pensarem como se fosse gente impactará todos os níveis de educação, do infantil ao superior. Entendimento manifestado durante a conferência de abertura do 28º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2023) na noite de segunda-feira (16) no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste, em Presidente Prudente; com transmissão ao vivo para os campi de Jaú e Guarujá; e inscritos por 112 instituições de ensino superior de 18 estados brasileiros. Apresentação acompanhada ao vivo e on-line por mais de 650 dos 2.474 inscritos, com a possibilidade de novos acessos mediante do conteúdo armazenado no canal Lives da Unoeste, no YouTube.

O pesquisador utilizou o verbo no futuro, com relação ao impacto, em decorrência e de que esse novo universo da inteligência artificial chegou em janeiro de 2023. Conforme disse: chegou de forma explosiva e para ficar. Por isso, alertou que cabe aos professores se adaptarem. Focou sua fala no ChatGPT, o chatbot – software que processa conversas escritas ou faladas com pessoas – desenvolvido e lançado em novembro do ano passado pelo OpenAI, laboratório norte-americano de pesquisa de inteligência artificial. A Nova tecnologia atingiu 100 milhões de usuários ativos em dois meses, sendo que o Instagram levou 2 anos e meio para chegar a esse número. Daí a afirmativa do pesquisador de que tudo é muito impactante.

Comando humano

Porém, o conferencista deixou claro não ter nada de assustador, considerando a teoria de que a grande vantagem evolutiva do cérebro humano é a sua capacidade de criar e usar ferramentas externas para completar a sua própria cognição orgânica para a resolução de problemas e superação de limitações impostas pelo próprio corpo e ambiente. Em explanação geral e objetiva, o Dr. Agostinho mostrou dados ilustrados com exemplos de uso da nova tecnologia na área da educação. Na sequência, no formato talk-show, respondeu perguntas do mediador Dr. Diego Ariça Ceccato e as que foram feitas por QR Code pelo público presente e on-line. A primeira foi como se posiciona diante da revolução tecnológica: se apocalíptico, integrado ou deslumbrado. A resposta foi a de que tem que se encaixar como integrado.

Integrar no sentido de utilizar a tecnologia a seu favor, valendo-se da inteligência humana e sua capacidade criativa. Nesse sentido, deu exemplos: permitir ao aluno fazer uma atividade toda pelo ChatGPT, mas ao final tirar o celular de cima da mesa, usar papel e lápis para dizer o que aprendeu; e permitir a tradução de artigo, que pode ser feita em qualidade aceitável por periódicos científicos internacionais, considerando que a autoria e responsabilidade são de quem produziu. Questionado sobre a próxima novidade do ChatGPT, disse estar previsto para breve o acesso por multimodalidade, em outras formas de comunicação, tais como vídeo e música.

Nota máxima

O Enepe 2023 foi aberto em alto estilo, pelo conteúdo atualíssimo, norteado pelo tema “Inteligência artificial e o futuro do ensino e aprendizagem”, ofertado pelo Dr. Agostinho, pesquisador vinculado a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Canoas, no Rio Grande do Sul. Também pela fala do pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, pela apresentação cultural, pela mediação e pela participação do público. Em nome da reitora, Ana Cristina de Oliveira Lima, o pró-reitor fez as honras da casa, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Na sua fala, destaque para a importância do evento e seus organizadores; elogio à dança dos cadeirantes; e reafirmação do contentamento pela obtenção do conceito 5 (nota máxima) no recredenciamento da Unoeste pelo Ministério da Educação (MEC).

Pela Associação Recanto de Esperança (ARE), de Rinópolis, dançarinos cadeirantes e seus guias se apresentaram com o tema “Passos de Igualdade”, como primeiro ato da abertura do Enepe 2023. Fizeram parte da apresentação os cadeirantes Daniel da Silva Santos e Cristina de Oliveira; a presidente Maurien de Fátima Mariano Testa, a coreografa Sahra Fernanda Picolo, a bailarina Livia Gabriele e Flávia Lopes Pereira e Eduardo Chiradia. Estiveram presentes a vice-prefeita Nanci Yamamoto, representando o prefeito José Ferreira de Oliveira Neto; o presidente da Câmara Municipal, Junior Scaliante; e o vereador Rafael Piccolo. A apresentação foi organizada pelo responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, professor Josué Pantaleão.

Semana intensa

O cerimonial foi conduzido pelo jornalista Iury Greghi, ex-aluno da Unoeste. A tradução em Libras foi feita por Lucinete da Silva Gonçalves e Adverilda da Silva Santos, com a transmissão ao vivo por Wellington Branco e Fábio Reis, do Núcleo de Educação a Distância (Nead), juntamente com Fernando Santos, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. Estiveram presentes diretores das faculdades da Unoeste, coordenadores de cursos e professores; a coordenadora pedagógica institucional professora Darcy Alessi Delfim; e o coordenador executivo do Enepe, Dr. Jair Garcia Júnior, a quem o Dr. Agostinho, ao iniciar a conferência, agradeceu pelo convite.

Com o tema “Inteligência humana e artificial: impacto na formação e na sociedade”, o Enepe 2023, que ocorre durante esta semana, de 16 a 20 de outubro, é constituído pelo 28º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Cientifica (Enapi), 21º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e 20º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), com conferências, palestras, mesas-redondas, exposição, café filosófico, workshop, oficinas, lançamento de livros, 12º Prêmio Científico Unoeste, 16º Fórum Regional do Meio Ambiente, 18º Fórum de Saúde e Humanização do SUS – Sistema Único de Saúde, 18º Fórum de Saúde do Trabalhador, Simpósio de Iniciação Científica e Prêmios de Extensão: Unoeste Solidária e Unoeste + Cultura.

Avaliações

Também acompanhou a abertura, pela transmissão, a avaliadora externa no Enepe 2023, Dra. Crizieli Silveira Ostrovski, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. A avaliação para os inscritos, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste poderá ser feita a partir de quinta-feira (19) desta semana e se estenderá até o dia 3 de novembro.

Momento talk-show: Dr. Agostinho e Dr. Diego (Foto: Homéro Ferreira)