Feira de Profissões da Unoeste Jaú encanta visitantes

02/10/2023

Evento gratuito realizado pela Unoeste possibilita imersão em diversas áreas do conhecimento

2ª edição da Feira de Profissões no campus da Unoeste em Jaú (Foto: Jéssica Corte)

Nesta semana, o campus da Unoeste em Jaú recebe diversos visitantes com a realização da 2ª edição da Feira de Profissões. A proposta é propiciar um momento de esclarecimento sobre diversas carreiras para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região central do estado. Além disso, os visitantes poderão conhecer toda a estrutura da Unoeste que para o próximo ano oferecerá os novos cursos de Administração, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Pedagogia e Psicologia, além dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia que já são ofertados no campus.

O evento é de graça e segue até a tarde desta sexta-feira (29). Pode ser visitado também de forma individual por qualquer pessoa interessada. Com o mesmo lema da edição anterior, “Experimente Seu Futuro”, a Feira que começou nesta quarta (27) possibilita que os visitantes passeiem pelos estandes montados dentro do campus, e participem ainda ao menos de uma das oficinas práticas relacionadas a cada curso e oferecidas pela universidade durante a Feira.

Segundo o coordenador comercial e de relacionamento do Departamento de Marketing da Unoeste, César Rafael, para entregar o melhor aos visitantes existe toda uma equipe trabalhando para facilitar esse momento para os estudantes.  “O principal objetivo é promover para o estudante do ensino médio ou outras pessoas que pretendem entrar na universidade, uma experiência do que é o curso que ele pretende seguir, e como é a profissão. É ele conhecer de perto aquela área que pretende fazer carreira, explicou ele. Até por isso haverá estandes e espaços interativos para que os estudantes tenham contato direto com as diferentes disciplinas dos cursos de graduação.

Escolas visitantes

Sara Cardozo Bedoia é aluna da Escola Professor Antonio Terezzi Mendes Peixoto que em comitiva visitou a Feira de Profissões. “É a minha primeira visita na Unoeste e estou achando muito interessante. A parte da Medicina, do corpo humano, eu gostei bastante. Achei a Feira bem diferente, dinâmica... tenho interesse pela área da psicologia e vou participar da oficina do curso também para entender melhor sobre a área”, conta.

João Gonçalves de Oliveira é professor de História da mesma escola que a Sara estuda e afirma que visitar uma universidade é um grande diferencial para ampliar as perspectivas de mundo que os estudantes podem ter para o futuro. “O intuito é fazer eles perceberem que podem ter oportunidades, e é importante conhecer o espaço físico, o que a universidade oferece, ter a oportunidade de conversar com outras pessoas que já estão envolvidas nas áreas e buscar qualquer informação que contribua nesse processo”.

Já o Lucas Ferreira Martins é aluno do Sesi de Barra Bonita, cidade vizinha de Jaú. Decidido, o jovem pontua que quer fazer o curso de Direito. “Quero fazer Direito. Embora já tenha decidido a experiência de visitar a Feira da Unoeste é o máximo. Aqui é tudo muito bem feito, organizado e estou gostando muito”, destaca.

Prática universitária

Para as acadêmicas Sofia Olbrich dos Santos, do 10º termo de Medicina, e Júlia Bueno Martins Fernandes, do 2º termo de Fisioterapia, ambas atuando como monitoras na Feira de Profissões de Jaú, a interação com os estudantes de escolas de ensino médio tem sido uma oportunidade de trocar experiências. “Essa é a primeira vez que estou trabalhando na Feira de Profissões e estou achando a proposta fascinante. Quando estamos no terceiro colegial estamos descobrindo muito, são muitas possibilidades. Então o fato de você ter uma imersão para saber como funciona aquela área ajuda muito para saber se você tem aptidão ou gosto pela área”, fala Sofia.

Para a futura médica, a estrutura da universidade é encantadora. “Sou suspeita! A estrutura é maravilhosa e foi isso que me encantou desde quando pisei no campus, nossa coordenadora mostrou tudo para nós. E não só a tecnologia da instituição é ótima, mas os professores são maravilhosos, é uma comunidade de muito talento e de muita força”.

Júlia conta que também é a sua primeira vez atuando na Feira. “Está sendo muito legal esse contato com os estudantes. Eles estão vindo com curiosidade para conhecer sobre as áreas e ainda para conhecer a estrutura da universidade que tem muita coisa boa. Pra mim está sendo incrível ter essa experiência com eles e percebo que para eles também, já que nós estamos vivenciando os aspectos da profissão aqui na instituição, é realmente uma troca”, finaliza.