Santa Casa de Jahu Celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos

28/09/2023

No dia 27 de setembro comemoramos o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma data que nos lembra da importância desse ato altruísta que pode salvar vidas e proporcionar uma segunda chance para aqueles que aguardam por um transplante.

A Santa Casa de Jahu tem se destacado nessa nobre causa, sendo credenciada no Sistema Nacional de Transplantes desde 2007. Ao longo desses anos, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na captação de órgãos e tecidos, realizando mais de 900 procedimentos. Essas ações têm permitido que inúmeras pessoas tenham a oportunidade de recomeçar suas vidas, graças à generosidade de doadores e suas famílias.

Um dos aspectos mais importantes da doação de órgãos é o diálogo com a família. É fundamental que as pessoas expressem seu desejo de serem doadoras aos seus entes queridos. Essa conversa franca e amorosa pode fazer toda a diferença no momento decisivo. Quando a família está ciente dos desejos do doador, a decisão de autorizar a doação torna-se mais clara e, assim, a vida de outras pessoas pode ser preservada.

Um único doador pode salvar múltiplas vidas. Órgãos como coração, fígado, rins, pulmões e pâncreas, bem como tecidos e córneas, podem ser transplantados com sucesso, proporcionando esperança e qualidade de vida a pacientes em situações críticas.

Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Santa Casa de Jahu convida a todos a refletirem sobre a oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém através desse simples gesto de generosidade. Juntos, podemos oferecer esperança e um futuro mais brilhante para aqueles que necessitam de um transplante.

A CIHDOTT  (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos, é composta por equipe de multiprofissionais que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos. A doação de órgãos é um ato de amor que pode transformar vidas.

Fotos: Ascom Santa Casa de Jahu (*foto pama-sp, crédito Assessoria de Comunicação Social do PAMASP)

- Fotos 01 e 02 - Equipe CIHDOTT  (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Jahu

- Demais fotos: procedimento de captação de múltiplos órgãos realizado na Santa Casa de Jahu em julho/2023