Setembro Amarelo: Sindicato da Saúde de Jaú oferece suporte psicológico e sessões de terapias de graça

16/09/2023

Sindicato oferece quatro sessões gratuitas com psicóloga e com as terapias de auriculoterapia, barra de access e reiki

Em meio à campanha mundial de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região destaca seu compromisso com o bem-estar emocional dos profissionais da saúde, em especial aqueles que enfrentam a depressão e a síndrome do pânico.

Enfermeiros, técnicos, auxiliares e outros trabalhadores da área da saúde e dos setores de apoio têm sido afetados por essas condições. Por isso, o Sindicato está disponibilizando atendimento psicológico a associados ou não-sócios como uma resposta eficaz a essas questões preocupantes.

TERAPIAS MENTAIS - Outras terapias alternativas também estão à disposição dos trabalhadores. Entre elas auriculoterapia, barra de access e reiki. No caso desses procedimentos são ofertadas quatro sessões de graça para o trabalhador da saúde abalados emocionalmente. Nossos profissionais atendem na Sindclínica de Saúde e Beleza, setor do Sindicato onde também temos serviços de massagem, podologia, manicure, cabeleireira e outros a preço convidativo.

Para agendar atendimento entre em contato com o Sindicato da Saúde de Jaú e Região pelos números: 982330174 e 982010880. O sindicato está aqui para apoiar seus associados e a todos os trabalhadores da saúde e promover um ambiente de trabalho mais saudável e solidário. Lembre-se, a saúde mental é fundamental, especialmente em tempos desafiadores como os que vivemos.

O Reiki e as Barras de Access são técnicas terapêuticas que influenciam o paciente de formas diferentes para obter resultados bastante semelhantes. Em outras palavras, são técnicas distintas cujo maior benefício proporcionado ao indivíduo é a restauração do equilíbrio físico e mental. (Fonte: https://vittaespa.com.br)

Desafios da saúde no ambiente de trabalho hospitalar

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios adicionais para os profissionais da saúde, que enfrentaram uma carga de trabalho intensa e emocionalmente desgastante. Além disso, muitos desses trabalhadores precisam lidar com jornadas duplas, estresse relacionado à espera do Piso Nacional da Enfermagem e outras demandas da profissão. Essa combinação de fatores tem levado a um aumento nos casos de depressão e síndrome do pânico entre os profissionais da saúde.

Depressão e ansiedade no ambiente de trabalho

Muitos trabalhadores chegam ao Sindicato da Saúde de Jaú e Região em situações extremamente delicadas, lutando contra a depressão e o desespero. O suicídio é uma preocupação séria nesses casos, e alguns indivíduos foram forçados a retornar ao trabalho após o INSS suspender suas licenças médicas. No entanto, a direção dos hospitais nem sempre considera que o ambiente de trabalho pode ser um fator desencadeante para essas condições e insiste em manter os funcionários nos mesmos setores, sem oferecer apoio psicológico adequado.

O suporte oferecido pelo Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região está comprometido em preencher essa lacuna e fornecer assistência psicológica e outras terapias à categoria. O Sindicato oferece quatro sessões gratuitas e, posteriormente, sessões a preços simbólicos, tornando o serviço acessível a todos os membros.

Alerta constante durante o Setembro Amarelo

Enquanto o mundo se concentra na campanha Setembro Amarelo, o Sindicato da Saúde de Jaú e Região reforça seu compromisso de oferecer apoio psicológico à sua categoria. Todos os anos, a entidade mantém psicólogas prontas na Sindclínica para atender categoria da saúde, destacando a importância de cuidar da saúde mental em um ambiente tão desafiador como o da saúde.

Como identificar sinais depressivos em colegas de trabalho e profissionais da saúde:

1.      Mudanças de comportamento: Esteja atento a alterações significativas no comportamento de colegas, como isolamento social, irritabilidade excessiva ou falta de interesse nas atividades cotidianas.

2.      Comunique-se: Incentive o diálogo aberto e sem julgamentos. Ofereça seu apoio e esteja disposto a ouvir os colegas que precisam compartilhar seus sentimentos.

3.      Respeite a privacidade: Lembre-se de que as questões de saúde mental são pessoais. Mantenha a confidencialidade e respeite a privacidade de quem está enfrentando dificuldades emocionais.

4.      Promova recursos: Informe sobre os serviços de apoio oferecidos pelo Sindicato e encoraje colegas a buscar ajuda profissional quando necessário.