Espaço cultural homenageia a fundadora da Unoeste

14/09/2023

Gabriela, Sofia, Ivanilde, Edna e Paulo César, com quadro pintado por Josué homenageando Dona Ana.

Local inaugurado na biblioteca presta homenagem a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima e servirá para receber palestras, encontros e outros eventos acadêmicos

Na noite dessa terça-feira (12), o campus da Unoeste Jaú ganhou um local todo especial: o “Espaço Cultural Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” que passa a funcionar dentro da biblioteca. Em sua nomenclatura, presta homenagem a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, fundadora da Unoeste que morreu em novembro do ano passado deixando um grande legado na área da educação. A inauguração contou com a presença de vários convidados e autoridades, entre elas as secretárias municipais de Jaú Marilda Cecilia Paulucci Casonato (Cultura e Turismo) e Elenira Aparecida Cassola (Educação). O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adílson Guelfi, também marcou presença.

O evento foi realizado no formato de bate-papo e de forma híbrida - presencial e online no canal da Unoeste no Youtube, com transmissão simultânea para os campi de Presidente Prudente e Guarujá. A iniciativa envolve a Pró-Reitoria Administrativa (Proadm), Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad), Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), além da Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”. Na inauguração, o novo espaço já acolheu mulheres empreendedoras de Jaú e Região, que compartilharam suas histórias de sucesso junto à comunidade acadêmica. Elas contaram quem são, os motivos que as impulsionaram a empreender na região de Jaú e as motivações por trás dessa escolha.

A inauguração de ontem é uma extensão do que ocorreu no dia 8 de março na Biblioteca do campus 2 da universidade em Presidente Prudente, quando o Programa Unoeste + Cultura e a Rede de Bibliotecas Unoeste oficializaram o nome de Dona Ana para “coroar” em sua homenagem os espaços culturais em todas suas unidades de informação nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá. No dia a dia, o local em Jaú também vai poder receber palestras, encontros, lançamento de livros, café filosófico e demais eventos acadêmicos.

De acordo com a coordenadora da Rede de Bibliotecas Regina Silingovschi, nesse primeiro momento o tema empreendedorismo feminino tem marcado as inaugurações destes espaços porque ele tem ganhado escala e crescido de forma exponencial no Brasil no mundo. O movimento tem sua gênese na conquista dos direitos femininos, que abriu espaço para a equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, independentemente de raça, crença e posição social. Como exemplo de mulher inspiradora e empreendedora está a homenageada que dá nome ao novo espaço: a Dona Ana.

“Esse Espaço foi pensado, em primeiro lugar para homenagear a nossa querida Dona Ana, pois ela era incentivadora da leitura, sempre apoiou os trabalhos nas bibliotecas e dos profissionais bibliotecários. Outro fator importante é a realização de eventos nos espaços, onde receberemos a presença de discentes e docentes, que participarão atividades como lançamento de livros, café filosófico e palestras sobre os mais diversos temas, o que é maravilhoso para nós, bibliotecários, ver alunos participando de debates e apresentando trabalhos”, explicou ela.

Dona Ana: símbolo personificado da mulher empreendedora

Com uma trajetória de vida marcada por importantes conquistas que transformaram o cenário educacional na região oeste do Estado de São Paulo, Dona Ana deixou um grande legado enquanto mulher, mãe, professora e empreendedora. Juntamente com o seu esposo, o professor Agripino de Oliveira Lima Filho, construiu a Unoeste – hoje uma instituição forte, conceito 5 no MEC que garante a excelência no ensino superior, impactando em nível local, regional, estadual e nacional.

VEJA MAIS FOTOS EM GALERIA DE FOTOS NO NOSSO SITE

Gabriela, Ivanilde, escritora Geni, Sofia e Edna

Amanda Creste, Regina Silingovschi, Adílson Guelfi e Josué Pantaleão ao descerrarem o quadro com imagem da Dona Ana (Foto: Bruna Catto)