Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Betha Experience Day: tecnologia aliada ao ensino na Unoeste


24/08/2023

Evento apresentou a autoridades, imprensa, estudantes e convidados ambientes altamente tecnológicos que contribuem com a excelência no ensino, pesquisa e extensão

Marcos Palhares subiu ao palco pela primeira vez fantasiado de robô gigante; foi apresentado pelo designer instrucional Antônio Sérgio de Oliveira (Foto: João Paulo Barbosa)

Conceito máximo na avaliação institucional do Ministério da Educação (MEC), a Unoeste apresentou nesta quarta-feira (23), a toda a comunidade externa, um grande diferencial que seus alunos têm à disposição para uma formação acadêmica de qualidade: o Projeto Betha que dentro da universidade se resume a ambientes altamente tecnológicos e inovadores, e que oferecem o que há de melhor e mais avançado em termos de tecnologia como grande aliada na excelência dos serviços de ensino, pesquisa e extensão. A novidade que já está presente nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá foi apresentada a mais de 400 pessoas, entre autoridades, veículos de imprensa, influenciadores, convidados e ao público em geral durante a 1ª edição do “Betha Experience Day – Tecnologia e Inovação na Educação”. O evento organizado pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste com o apoio do Departamento de Marketing foi realizado na manhã de hoje no Teatro César Cava.

Os pró-reitores José Eduardo Creste (Acadêmico), Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo) e Adílson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão), além do diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Murilo de Oliveira Lima Carapeba, marcaram presença no Betha Experience Day que trouxe como convidados principais o conselheiro do Instituto Brasileiro de Ciências e Inovação, Marcos Palhares (está entre os maiores cientistas da atualidade), e o Dr. Roger Daglius Dias, professor assistente de medicina de emergência na Harvard Medical School e diretor de pesquisa e inovação no STRATUS Center for Medical Simulation, em Boston, onde lidera o Laboratório de Fatores Humanos e Engenharia Cognitiva.

Dr. Roger participou da cerimônia de abertura, por videoconferência, e agradeceu o convite em poder participar do evento, ainda que dos Estados Unidos. “É uma honra. Primeiro eu parabenizo a todos envolvidos pela iniciativa e com base no tema central do evento, ‘o céu não é o limite’, eu procurei trazer tema semelhante, ‘um pequeno olhar para o futuro’, pra gente mostrar alguns dos trabalhos que fizemos nestes últimos cinco anos com a Nasa, com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e também na área da saúde daqui que é como se fosse um Ministério da Saúde comparando ao Brasil. A ideia é mostrar um pouquinho dessas pesquisas que são bem iniciais, mas que geram toda a inovação disruptiva de produtos e soluções para o futuro”, resumiu, mostrando um a um os produtos desenvolvidos, a exemplo de cenários médicos no metaverso.

Pesquisador e autor do livro “O Céu não é o Limite”, Marcos Palhares surpreendeu a todos ao subir no palco do Teatro César Cava, inicialmente, dentro de uma roupa especial que reproduzia um robô gigante. O robô foi apresentado ao público pelo designer instrucional Antônio Sérgio Alves de Oliveira. Impressionou especialmente as crianças presentes. Pouco depois, já fora da fantasia futurista, o palestrante falou na satisfação em estar na região de Presidente Prudente para o lançamento do Projeto Betha na Unoeste. “Eu adorei as instalações, realmente a universidade está fazendo um trabalho incrível quando o assunto é tecnologia, e eu vim falar um pouco também de tecnologia espacial, que na minha opinião também é o futuro. Eu acho que é o que incentiva as pessoas a criar sonhos, e o meu desejo é realmente estimulá-las e transformá-las. Transformar vidas para um futuro melhor para o nosso país”, destacou.

Marcos Palhares foi o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera a bordo do caça Mig-29. E num rol de mil pessoas mundo afora que já estão listadas para viajarem ao espaço no chamado turismo espacial, ele ocupa o lugar de número 287 na fila. “A ansiedade pra viver esse momento nem se fala. A espaçonave que vou voar já está tendo voos mensais. Então como eu ocupo esse lugar e os voos estão acontecendo, eu espero, quem sabe, em 2026, quando o voo do 14 Bis fará 120 anos, prestar uma homenagem a Santos Dumont lá no espaço. Tenho vivido um momento altamente significativo e espero poder inspirar outras pessoas para que pensem grande. O Brasil precisa de pessoas que pensem longe, que pensem numa dimensão maior, isso é o que faz a diferença para um povo crescer, ter mais progresso, ter mais atitude para realizar. E é isso que eu espero fazer aqui: contribuir com as minhas palavras na área de tecnologia para que outras pessoas possam sonhar também”.

Palhares também teceu elogios a estrutura inovadora e tecnológica da Unoeste. “Essas tecnologias que a universidade disponibiliza vêm de encontro inclusive pra ajudar as pessoas a conseguirem lugares mais altos. Por onde passo, eu sempre estimulo a todos que estudem, que trabalhem, que tenham objetivos maiores na vida. Essa é a fórmula principal do sucesso, acreditar em você, ter fé e garra para trabalhar com o seu sucesso”, disse em tom otimista.

Investimentos tecnológicos

Ao todo, foram investidos no Projeto Betha mais de R$1,5 milhão até agora. Outros investimentos estão previstos e devem totalizar mais de R$3 milhões em inovação e tecnologia beneficiando a comunidade Unoeste e a comunidade externa por meio de visitas aos ambientes modernos da universidade. Durante o Betha Experience Day, coube ao designer instrucional da Unoeste apresentar o Projeto Betha que consiste em locais altamente tecnológicos e inovadores no que diz respeito a metodologias ativas em prol do ensino. Entre eles, as Salas Betha em todos os campi da universidade. Essas salas reúnem ensino lúdico e gamificado em cenários que utilizam realidades virtual, aumentada e mista, metaverso, peças 3D e aplicativos desenvolvidos na própria universidade, proporcionando “imersão tecnológica exclusiva”.

Na apresentação, ele também destacou a Arena Lab no campus 1 e o MultiversoLab que atualmente está em construção no campus 2 de Prudente. Anunciou ainda o Goodvibe Way, um carro elétrico com capacidade para três pessoas e que futuramente será colocado à disposição para visitas institucionais nos campi da universidade. “A grande importância em apresentar tudo isso ao público é mostrar o tamanho do investimento que a universidade faz hoje para a sua comunidade acadêmica por meio do nosso departamento. Investe constantemente com a atualização dos nossos projetos, ou seja, a Unoeste está à frente em relação a tecnologia e inovação”, comentou.

Num rol de mil pessoas já listadas para viajarem ao espaço, Marcos Palhares foi um dos palestrantes do Betha Experience Day (Foto: João Paulo Barbosa)

Antônio Sérgio também falou que a proposta da universidade é colocar o Projeto Betha não somente à disposição dos acadêmicos da instituição que já é o que acontece hoje. Mas também ao alcance da comunidade externa. “A proposta realmente é abrir parceria pra todos os lugares do País, com outras escolas, levando essa nova forma de aplicar o conhecimento com o uso de tecnologia e esses laboratórios. A tecnologia veio para agregar, ela é fundamental, não tem como correr mais. Enquanto departamento responsável temos que estar sempre à frente a ela, e a universidade, entendendo esse olhar do departamento, investe nisso”.

Atenta do começo ao fim do evento, a vereadora jovem Maria Beatriz Paes, da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, ficou vislumbrada e encantada com o que a Unoeste apresentou nesta quarta a toda a comunidade externa. “A tecnologia é uma das formas que hoje mais está estimulando os jovens a buscar conhecimento. Uma universidade que não para no tempo e acompanha essas evoluções tecnológicas estimula qualquer jovem a saber e querer cada vez mais. Eu simplesmente estou abismada, impressionada com o que a Unoeste conseguiu fazer e vai continuar fazendo como a gente viu no exemplo do carro [Goodvibe Way]. Dá muita vontade de estudar aqui”, opinou a integrante do parlamento jovem de Prudente.

Dinâmica na Arena Lab

Simultaneamente ao evento que acontecia dentro do Teatro César Cava, a Arena Lab que é uma sala altamente tecnológica e interativa, e que possibilita aos alunos tomadas de decisões ágeis em atividades e jogos de conhecimento, inaugurava sua primeira competição entre estudantes do terceiro ano do ensino médio. Os privilegiados foram os alunos da Escola Estadual Professora Maria Luiza Bastos. No quiz de perguntas e respostas, conhecimentos gerais do ensino médio e normalmente muito cobrados nas provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dos 36 participantes na dinâmica, a campeã foi justamente uma aniversariante do dia: a estudante Sarah Leonel Tumolo, de 18 anos. Ela ganhou uma Alexa novinha de presente. “Eu não tinha Alexa e na verdade não sei nem programar, vou ter que aprender”, dizia risonha e contente. Sobre a dinâmica e o jogo do qual participou na Arena, ela descreveu a emoção. “A gente fica bem nervoso no ambiente, mas é uma sensação muito boa no final quando a gente ganha. Eu preciso elogiar a Unoeste porque essa Arena é uma forma muito interessante de aprender. No caso de hoje foi conhecimentos gerais, mas para um curso específico podem ter perguntas específicas que ajudam os alunos a aprenderem e fixar conteúdo porque é uma forma bem diferenciada de ensino. Eu, por exemplo, faço o curso técnico em enfermagem, mas pretendo fazer minha graduação de Enfermagem aqui na Unoeste tendo em vista tanta tecnologia. O ano que vem, se Deus quiser, quero estar aqui”.

Segundo lugar na dinâmica, o estudante Felipe Vieira Dal Poz, de 18 anos, também estava em êxtase com a emoção ocasionada pelo jogo. “Foi incrível, uma das experiências mais loucas que vivi na minha vida. Foi um privilégio ter participado. Saio daqui sabendo que a universidade está disposta a oferecer coisas diferenciadas e isso me enche os olhos”, considerou. O terceiro colocado no quiz, o estudante Murilo Dalaqua Carvalho, de 18 anos, também se surpreendeu com a manhã diferenciada na rotina escolar. “Além de ser muito interativo esse tipo de desafio e de eu ter ficado muito eufórico e nervoso, foi excelente. Perguntas interessantes que testam nossos conhecimentos além do que as universidades normalmente cobram em seus vestibulares”, completou.

Uma das professoras que acompanhava a turma, a professora de Artes Micheli Rodrigues Manoel Souza, elogiou a iniciativa da Unoeste em proporcionar essa manhã de conhecimento aos estudantes da Escola Maria Luiza Bastos. “Foi maravilhoso, estou até pensando em trazer as outras turmas, sextos, sétimos e oitavos anos para participar porque é muito bacana. Fora que é uma dinâmica interativa, envolveu todos os alunos. Eu sou a favor total da tecnologia, hoje é tudo tecnologia. Sem ela não chegamos a lugar nenhum”, ressaltou.

Serviço

A Unoeste, por meio da Arena Lab, reforça seu compromisso com a inovação educacional e a excelência no ensino. Por isso os professores de todos os cursos da universidade que quiserem usar a Arena Lab para a realização de atividades acadêmicas com seus alunos podem fazer o agendamento, por meio do e-mail: [email protected] ou de forma presencial, no Setor de Audiovisual que fica no Bloco B do campus 1, ou ainda pelo ramal 1066. Mas atenção: esse agendamento para o uso da Arena Lab precisa ser feito com pelo menos 15 dias úteis de antecedência, e o professor ainda deve informar o aplicativo que será usado na aula.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]