Dieese: 89% das negociações coletivas resultam em aumento real

23/08/2023

As categorias com data-base em julho têm apresentado bons resultados nas negociações dos reajustes salariais desse ano.

É o que aponta o levantamento do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

De acordo com o Dieese, das 165 categorias analisadas até 10 de agosto, 89,1% conquistaram ganhos reais de salários e 10,3% obtiveram reajustes iguais à inflação dos últimos 12 meses.

Apenas uma negociação (0,6%) teve reajuste abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (INPCIBGE), usado como parâmetro nas análises.

O Dieese aponta ainda que o quadro de julho é parecido com o observado nas duas datas-bases anteriores.

Chama atenção o contraste com o desempenho de julho de 2022, quando o percentual de negociações com reajustes abaixo da inflação foi de 66,5%.

Importância da campanha salarial
A campanha salarial é um processo fundamental para garantir justiça e melhores condições de trabalho para os funcionários de uma empresa. Ela envolve negociações entre os representantes dos trabalhadores e os empregadores, buscando um acordo que estabeleça os salários e benefícios de acordo com as demandas da categoria.

Visa assegurar que os trabalhadores sejam remunerados de forma adequada pelo seu esforço e dedicação. Salários justos não apenas refletem o valor do trabalho, mas também contribuem para a motivação dos funcionários, resultando em maior produtividade e satisfação no trabalho.

Além disso, a campanha salarial tem um papel crucial na redução das desigualdades salariais e na promoção da equidade no ambiente de trabalho. Ela possibilita a revisão e a correção de disparidades salariais injustas entre diferentes grupos de trabalhadores, como gênero, etnia ou posição.

O que é data-base?
A data-base é um elemento fundamental nas negociações coletivas e acordos sindicais.

Trata-se da data em que é realizado o reajuste dos salários e benefícios dos trabalhadores de uma determinada categoria ou setor.

É o momento em que empregadores e representantes dos trabalhadores se reúnem para discutir e definir os novos valores salariais e condições de trabalho para o próximo período.

Estabelecida em contratos coletivos, convenções ou acordos sindicais. Geralmente, ela ocorre anualmente, mas em algumas situações pode ocorrer a cada dois anos.

Em resumo, a data-base é o ponto de partida para as negociações coletivas que visam a ajustar os salários e benefícios dos trabalhadores.

Fonte:  Rádio Peão Brasil / Foto: Conascon - 22/08/2023