Agosto Lilás - Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

03/08/2023

Em agosto celebramos o Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, conhecido como Agosto Lilás. Essa campanha, que trata de uma das grandes mazelas sociais do país, propõe a ampliação do debate sobre o combate e a prevenção de todos os tipos de violências que atingem as mulheres, diariamente.

Foi em agosto que a Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi instituída. Esta é a principal legislação brasileira que visa proteger os direitos das mulheres e combater a violência de gênero, um marco na luta feminina.

A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, afetando mulheres de todas as idades e origens. O combate a essa violência exige informação, coragem, rede de apoio e principalmente, segurança para a denunciante e envolvidos.

Todos os anos a campanha possui um slogan, o escolhido para 2023, foi: “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”. A chamada chama atenção para a importância de não se calar diante de situações de violência e incentivar a denúncia e a solidariedade. Ao ignorar ou minimizar a violência contra a mulher, contribui-se para perpetuar um ciclo de agressões e injustiças.

Durante o mês de agosto, diversos órgãos públicos, entidades da sociedade civil e organizações não-governamentais se mobilizam para promover ações de conscientização, campanhas educativas, debates, palestras, e disponibilizam canais de atendimento e acolhimento para as mulheres vítimas de violência.

A denúncia é uma ferramenta importante no combate à violência contra a mulher. Mulheres que enfrentam situações de abuso e violência doméstica podem buscar ajuda e denunciar o agressor ligando para o número 180, que é o telefone da Central de Atendimento à Mulher, um serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia.

É fundamental que toda a sociedade se una no enfrentamento à violência contra a mulher, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, igualdade e não-violência. O Agosto Lilás é uma oportunidade de reforçar a importância desse combate, promovendo uma mudança significativa em nossa sociedade e garantindo um ambiente seguro e justo para todas as mulheres.

www.contec.org.br