Dia especial: Unoeste completa 5 anos em Jaú

02/08/2023

Universidade chegou na Terra do calçado feminino com aula inaugural de Medicina em 2 de agosto de 2018; hoje está consolidada como uma das mais modernas estruturas acadêmicas da região central do Estado

Campus da Unoeste Jaú completa neste dia 2 de agosto de 2023 cinco anos de atendimento ao aluno desde que foi implantado (Foto: Vitor Reis)

A história começou oficialmente no dia 2 de agosto de 2018 com a chegada da tão sonhada Faculdade de Medicina em Jaú, localizada na região central do Estado de São Paulo. A data marca a aula inaugural do curso médico e a primeira graduação no campus universitário fora de sede que nesta quarta-feira (2) está completando cinco anos de funcionamento na cidade, ofertando ensino de excelência, de contribuição com o desenvolvimento educacional, social e econômico. O início desta história foi em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti. Mas hoje funcionando em área própria possui uma das mais modernas estruturas acadêmicas da região, estando consolidada e sendo referência na oferta de graduações presenciais e a distância, além de cursos de pós-graduação.

Nesse dia tão importante comemorado por toda a população acadêmica de Jaú, o prefeito municipal, Jorge Ivan Cassaro, felicita todos os funcionários, estudantes e direção da Unoeste, pelos cinco anos da universidade em Jaú. “Tenho certeza que Jaú só tem a ganhar com a parceria entre a Prefeitura e a Unoeste. São vários investimentos sendo realizados em conjunto para que a nossa população tenha um atendimento de saúde cada vez melhor”, ressaltou o chefe do Executivo jauense se referindo às contrapartidas da universidade que refletem positivamente e contribuem para a melhoria dos atendimentos à população na rede pública de saúde.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendorismo e Inovação, Paulo Roberto Tebaldi, a chegada da Unoeste em Jaú foi um marco histórico. “A parceria da instituição com a Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, além dos projetos desenvolvidos em conjunto, já entraram para a história do nosso município. Além disso, os cursos oferecidos pela universidade movimentam os negócios, através da população flutuante de estudantes que passam a viver aqui, movimentando o comércio, serviços e entretenimento. Já se passaram cinco anos, mas a história só está começando e o caminho é longo. A persistência será recompensada”, pontua.

O diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) - mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, manifesta alegria em comemorar a data. “É uma satisfação imensa saber que o sonho dos meus pais, Agripino e Dona Ana, chegou a esse patamar. Sei que a Unoeste é grandiosa, que dela surgiram profissionais qualificados que se destacam pelo mundo. Comemorar essa data em Jaú é mais uma vez mostrar a força da instituição e a certeza de que o trabalha tudo vence”, destaca, rememorando uma das falas do pai [Professor Agripino], fundador da universidade.

Para a reitora da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, Ana Cristina de Oliveira Lima, o trabalho é exitoso e tem sido voltado no sentido de fazer do campus uma referência na região central do Estado. “É gratificante comemorar essa data, estamos firmes em Jaú no propósito de transformar a região por meio da educação. Queremos fazer parte dessa transformação, mostrar que estamos juntos com a cidade na intenção de sempre elevar a qualidade do ensino, da saúde, do desenvolvimento de Jaú. Que sejam os primeiros cinco anos de uma longa caminhada em conjunto com a população”, manifesta a reitora.

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, afirma que uma das premissas da universidade é ter a cidade de Jaú como uma grande parceira. “A população de Jaú sabe das qualidades da cidade e, hoje, conhece as qualidades da Unoeste. Sempre pontuo que por todos os lugares que a universidade passa, ela deixa uma contribuição muito positiva. Falo que ela é fundamental, pois contribui de forma significativa pelos seus profissionais, pela geração de emprego, desenvolvimento. Queremos estar ao lado da população e do município. Parabéns a toda equipe e a todos os alunos da Unoeste Jaú, vocês fazem a diferença na cidade e região”.

A coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina e do curso de Enfermagem de Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, está na universidade desde o início da sua chegada no munícipio. “A Unoeste é uma universidade fantástica, cheia de projetos que mudaram a cidade de Jaú e região. É uma universidade que não mede esforços para beneficiar as pessoas que nela acreditam, parceira dos bons empreendimentos. É tecnológica, humana e viva. Amo estar aqui, fazer o que faço e ver aos poucos o nosso campus crescer. Temos muito trabalho, mas todo esforço é recompensado a cada semestre quando vemos nossos alunos chegarem e se sentirem acolhidos. Ver nossa equipe de profissionais se empenhando para que assim como em Prudente o campus Jaú seja uma grande potência. É uma alegria comemorar esta data com toda a comunidade Unoeste”.

Investimentos e transformações!

Apesar de estar na cidade considerada a Terra do calçado feminino desde 2 de agosto de 2018, é preciso lembrar que o novo campus de Jaú foi inaugurado oficialmente no dia 18 de agosto de 2022. A estrutura, que é autossustentável na geração de energia por possuir uma usina solar fotovoltaica de geração distribuída, fica localizada numa área de 61.996 mil m². O campus possui 33 laboratórios com equipamentos de ponta, dentre eles o de Habilidades e Simulação com 14 estações. Possui ainda 22 salas de aula, salas de metodologias ativas, laboratórios de informática, quatro auditórios, sendo o maior para 422 lugares, biblioteca com salas de estudo em grupo e individual, além de laboratório multimídia. Alunos, professores e funcionários contam ainda com restaurante, lanchonete e uma papelaria.

Hoje a Unoeste Jaú oferece três cursos presenciais, sendo eles Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, além do curso Biomedicina que é semipresencial, pós-graduação em Direito Previdenciário que também está em andamento, e cursos livres como Eletrocardiograma e Instrumentação Cirúrgica. O número de cursos de graduação já está sendo ampliado, com as ofertas de Educação Física, Psicologia, Estética e Cosmética, Nutrição e Biomedicina Presencial. Nos próximos anos, a intenção do campus também é oferecer mestrado, doutorado na área de Educação, e outros cursos de pós-graduação.

No que diz respeito a estrutura, é importante lembrar que a usina fotovoltaica faz parte dos grandes investimentos da Unoeste para geração de energia limpa. Inclusive desde o primeiro semestre deste ano está em funcionamento para atender toda a demanda energética do local. Além das vantagens sustentáveis, esse modelo energético gera economia financeira.

A satisfação de quem é Unoeste!

Bruno Deziderio Mendonça é aluno da primeira turma do curso de Medicina, ou seja, acompanha a Unoeste desde a aula inaugural da Medicina em 2018. Hoje está no 11º termo e afirma que sua escolha pela universidade se deu por acreditar na qualidade de ensino e estrutura. “A Unoeste é nova em Jaú, mas tem tradição no ensino e qualidade na estrutura, sendo referência na formação médica”. Morador de Jaú, o futuro médico enaltece e elogia todos os investimentos, corpo docente e técnico administrativo da instituição. “A universidade conta com simuladores fidedignos nas simulações e possui profissionais qualificados para montar as estações, fato muito relevante visando provas de resistência”.

Sobre o início do curso, Bruno relembra com carinho daquele momento em que a Unoeste chegava na cidade. “O início foi igual a todo começo de um novo desafio. Tive insegurança se conseguiria dar conta, principalmente das tutorias. Mas junto com alguns alunos da sala fomos na biblioteca conversar com o nosso primeiro docente representante de termo, que nos auxiliou naquele momento. Lembro também quando apresentava a faculdade, ainda no prédio antigo, aos nossos alunos e pais que realizavam a matrícula. Explicando o método de ensino da faculdade e tirando dúvidas sobre semana de provas, tutorias e rotina de estudos. Tinha as mais altas expectativas e, agora, percebo que estão sendo atendidas”.

Equipamentos modernos compõem a estrutura para os cursos na área da saúde (Foto: Ector Gervasoni)

Por fim, ele reforça o pensamento inicial que o levou a escolher a Unoeste para se dedicar aos estudos médicos. “Eu sempre serei Unoeste Jaú! O curso e a universidade representam o meu futuro. Virou minha segunda família e minha segunda casa”, considera.

Fabiana Zaidan Cardoso dos Santos também é aluna de Medicina e explica os motivos pelos quais fez querer se tornar uma aluna Unoeste. “Escolhi pela estrutura, pela proximidade de casa já que moro em Avaré. Ser aluna aqui é sempre uma experiência gratificante apesar de o curso ser bem puxado. Os professores e funcionários fazem de tudo para que tenhamos uma ótima experiência, estão sempre dispostos a nos ajudar. O que eu mais gosto é o sistema de consultorias que nos fazem ficar próximos a matéria e tirar nossas dúvidas com o próprio professor que nos deu aula, acho isso ótimo”.

A aluna conta que o começo do curso foi interessante e desafiador. “Foi um pouco difícil de se adaptar, mas com o tempo foi se tornando mais tranquilo e hoje sou totalmente adepta ao PBL [Aprendizagem Baseada em Problemas]. A Unoeste e o curso de Medicina representam esperança para mim, esperança de um futuro melhor, esperança de melhores condições e de melhorias na vida da minha família. Indico a universidade a todos que me perguntam e cito sempre a infraestrutura, o incrível corpo docente, a metodologia de ensino que é diferenciada e a receptividade que o campus Jaú tem”.

Para o Alessandro Gabriel Macedo Veiga se tornar aluno da universidade foi uma escolha consciente e assertiva. Ele possui graduação em Enfermagem, especializações, mestrado e doutorado, mas se encantou com a Medicina Unoeste. “A Unoeste é referência no ensino superior e sei que daqui sairei preparado para o mercado de trabalho. Temos excelentes professores que possuem conhecimentos práticos e teóricos, excelente estrutura e, ainda, a receptividade da instituição e dos colegas foi combustível para seguir em frente e aprender mais a cada dia”.

O acadêmico destaca a satisfação em ser Unoeste. “Me sinto orgulhoso e feliz em fazer parte dessa história em Jaú, cidade que escolhi para viver. A instituição e a medicina fazem parte da minha história e terei a oportunidade de contribuir com a história de vida do próximo.  Estar em uma instituição de ensino sólida no mercado, que atua com ensino e pesquisa, e que forma um profissional capaz de resolver problemas, crítico e com conhecimento, me traz felicidade e realização”, conclui o aluno.

Escolhas conscientes

Os alunos João Victor Ferraz dos Santos do curso de Enfermagem, e Luísa Carraro Alves e Vitor Fernandes Bacili, ambos da Fisioterapia, atestam a qualidade da instituição. “Posso dizer que sou o maior fã da minha universidade. A estrutura é incrível, os laboratórios são equipados com materiais de ponta, os professores são extremamente capacitados e preparados para nos ensinar. Tudo isso fornece um ambiente acolhedor e leve para o aprendizado”, afirma João Victor.

Ser aluno da universidade, completa ele, “é ter certeza de receber o melhor ensino”. “Tenho a certeza que estamos aprendendo conteúdo atualizado, que faz total diferença na prática. São diferentes formas de aprendizado, através do método de ensino, atividades de extensão e laboratórios de simulação. O curso de Enfermagem da Unoeste tem permitido eu realizar meu sonho. Batalhei e batalho muito para me manter no curso, e a minha permanência só é possível devido a bolsa de estudo, que ajuda não só a mim mas também muitos outros estudantes a realizarem o sonho da graduação”.

A Luísa é enfática: se sente privilegiada em estudar no campus da Unoeste em Jaú. “É maravilhoso, me sinto confortável por terem me recebido muito bem e estarem sempre me ajudando com todas as dificuldades. Temos um grande suporte, um corpo docente com uma super capacidade e que está sempre a nossa disposição. Fora a estrutura. Já tive matérias e professores maravilhosos e fiz ações incríveis onde pude ter a certeza de que tudo que estava vivendo foi a escolha certa”, afirma.

O Vitor ingressou na universidade após conquistar a bolsa de 80% no Concurso de Bolsas próprio da universidade, e conta como tem sido essa experiência. “Para mim a Unoeste e meu curso são minhas bases para que no futuro eu consiga abrir novas janelas e possibilidades. Ser aluno da universidade tem me possibilitado abrir um leque de conhecimento extraordinário. Quando comecei os estudos descobri coisas extremamente interessantes, coisas que jamais saberíamos não fossem as matérias bases. Não tenho dúvidas de que aqui a Unoeste me proporcionará oportunidades incríveis”, finaliza, parabenizando a todos colaboradores que fazem da Unoeste Jaú um lugar acolhedor e de formação diferenciada.

Aniversário de Jaú

O mês de agosto tem vários significados para Jaú e para a Unoeste. Além dos cinco anos da Unoeste Jaú e da inauguração do novo prédio, a cidade comemora, no dia 15 de agosto, seus 170 anos.