Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

RespeiteTodoMundo: Femaco promoverá campanha contra assédio, discriminação e preconceito. Lançamento na Alesp dia 28


24/07/2023

 

 Campanha encabeçada pela FEMACO contará com ferramenta que acionará sindicatos de base a fim de tomar providências em todas as instâncias, dando basta à impunidade.

 
No próximo dia 28 de julho, sexta-feira, às 10h, na Alesp, no Auditório Franco Montoro, acontecerá o lançamento estadual da Campanha “Respeite Todo Mundo”, visando combater os assédios moral e sexual, além das práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. Trata-se de uma iniciativa da FEMACO, federação sindical, que representa 280 mil trabalhadores que atuam nas áreas da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação, Áreas Verdes, Controle de Pragas, Lava-Rápido e Auxiliares de Transporte Aéreo no Estado de São Paulo.
 
O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, conta que há 31 anos o seu grupo atua na construção do sindicalismo cidadão, não apenas focando em pautas trabalhistas, mas sociais. “Não podemos nos limitar a debater pautas que tratam sobre capital X trabalho, é preciso ir além e falar sobre questões de interesses pessoais daqueles que representamos, ou seja, do pai, da mãe, do ser humano”, afirma Santiago.
 
SINDICATOS PRECISAM COMBATER O ÓDIO
 
“Os últimos anos no Brasil foram bem difíceis. Os discursos infelizes e retrógados de Bolsonaro despertaram o ódio camuflado na sociedade e isso fez com que os índices de violência contra às minorias aumentassem. Agora estamos vivendo um outro momento e essa é a oportunidade para combatermos todo o ódio disseminado’’, afirmou.
 
INVISIBILIDADE SOCIAL
 
Embora desempenhem serviços essenciais à saúde pública, os trabalhadores da limpeza sofrem um outro tipo de discriminação, o da invisibilidade social. “Esse é outro tema a ser tocado. Chega de chamar o varredor e varredora de tio e tia. A missão dessa campanha é mostrar que respeito é uma palavra linda e que deve ser usada por e para todos. Respeito aos trabalhadores, às mulheres, aos pretos, às religiões, aos gays e assim por diante. E os sindicatos vão se meter nisso”, pontuou.
 
CURSOS EM TODO O ESTADO
 
Após o lançamento da campanha, a FEMACO, por meio do projeto MobiliZAÇÃO Geral, em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), promoverá uma série de cursos em todo o Estado, levando palestras de formação, tendo como público alvo dirigentes sindicais, representantes de empresas, supervisores, cipeiros e trabalhadores em geral. A campanha contará com vasto material publicitário, bandeiras, camisetas, adesivos, informativos, impressos em geral. Todos eles terão um QR code que direcionará para a página da federação, onde as denúncias serão registradas.
 
Fonte: UGT
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]