Unoeste oferece 119 bolsas 100% por meio do Prouni

27/06/2023

Oportunidades contemplam cursos presenciais e graduações EAD da Unoeste nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá

São 20 vagas do Prouni para Medicina nos três campi que dispõe de laboratórios modernos e clínicas tecnológicas que são referências no Brasil (Foto: Ector Gervasoni)

Estudantes que já concluíram o ensino médio e realizaram o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, têm uma nova oportunidade de ingressar, de graça, num dos cursos presenciais ou EAD da Unoeste. É que começaram nesta terça-feira (27) as inscrições para o 2º processo seletivo de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal. Nesta etapa, a 2ª melhor universidade particular de São Paulo conta com 119 bolsas de estudo integral (100%) para as graduações presenciais e EAD nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. São vagas disponibilizadas para vários cursos, todas com bolsas integrais 100%. O programa é destinado para quem fez o Enem nos anos de 2021 e 2022. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Prouni até sexta-feira (30).

Em Prudente, são 101 bolsas integrais para cursos nos campi 1 e 2, presenciais e EAD. Dentre as oportunidades estão Medicina, com quatro vagas, Enfermagem também com quatro vagas para o período noturno e Odontologia, com a oferta de três vagas no curso que é integral. Já em Jaú, são dez bolsas de estudo integrais ao todo, sendo oito para Medicina e duas para Enfermagem.

Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (antes do processo seletivo) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Os resultados do Prouni serão divulgados nos dias 4 de julho (primeira chamada) e 24 de julho (segunda chamada). Clicando no Blog Unoeste você vai entender melhor como funciona o Prouni num conteúdo exclusivo que também traz as melhores dicas de como fazer para conquistar uma bolsa do programa.

Bolsistas em Jaú e Guarujá

A Unoeste é hoje a melhor universidade particular do oeste paulista e vem se destacando cada vez mais no litoral, por meio do campus de Guarujá, e em Jaú, na região central do Estado. A instituição é referência de ensino por dispor de uma estrutura completa em todos seus campi, com laboratórios modernos e clínicas tecnológicas que são referência no Brasil. É por isso que muitos estudantes que recorrem ao Prouni, ou mesmo ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) querem estudar na universidade. É o caso da estudante Giovana Viana Todino, de 24 anos. Ela conseguiu ingressar no campus da Unoeste em Jaú por meio do Prouni, ao ser aprovada no primeiro processo seletivo de 2023. No segundo semestre, ela já estará no 2º termo de Enfermagem. E viver esse momento de vida acadêmica, ou seja conseguir chegar à universidade, era o que ela sempre sonhou.

“Conseguir o Prouni pra mim foi uma vitória, um alívio e um sentimento gigante de gratidão pela universidade que é equipada, preparada e com uma infraestrutura bacana com profissionais capacitados. Quando entrei na Unoeste, conheci o campus e os laboratórios, fiquei admirada com cada parte da universidade: também com a biblioteca, auditórios, salas de aula. Os laboratórios oferecem peças sintéticas e naturais para estudo, além de um grande número de microscópicos e computadores disponíveis. Ter esse tipo de método disponível faz com que o ensino superior não pareça tão distante da realidade”, destacou a bolsista.

Giovana Todino, de 24 anos, conseguiu ingressar na Enfermagem da Unoeste Jaú por meio do Prouni, no primeiro processo seletivo de 2023 (Foto: Cedida)

Já o sonho da estudante Julia Guedes Silva, de 19 anos, era cursar Medicina. Ela conseguiu aprovação por meio do Prouni e há dois anos já faz o curso médico no campus da Unoeste em Guarujá. “O Prouni mudou minha perspectiva sobre onde sou capaz de chegar. Vou ser a primeira médica da família que só teve a primeira pessoa formada no ensino superior a poucos anos atrás. Então foi uma oportunidade que eu conquistei com dedicação e sou muito grata pela existência do programa e pela Unoeste proporcionar essas vagas”, disse, em tom de gratidão. Ela também falou como tem sido os estudos na Unoeste. “Gosto muito da Medicina, me encontrei no curso, e acho que o modo de ensino da Unoeste me ajuda nesse reconhecimento e motivação. Não é um curso fácil, mas é reconfortante fazer o que gosto”, completou.

Bolsistas em Prudente

Em Presidente Prudente, o aluno do 3° termo de Odontologia da Unoeste, Breno de Oliveira Martins, ingressou no curso ao conseguir em 2022 a bolsa 100% por meio do Prouni. Ele lembra que ficou surpreso quando da divulgação do resultado. “É uma sensação indescritível, a ficha até demora um pouco pra cair. Mas tudo isso junto de uma sensação de dever cumprido ao saber que fui capaz, ainda mais em uma universidade como a Unoeste que tem uma infraestrutura de ponta e um corpo docente de uma qualidade impecável”, disse.

Depois de um ano fazendo a faculdade, ele diz estar cada vez mais empolgado e apaixonado pela formação acadêmica. “A cada termo que passa você se apaixona ainda mais pela profissão, devido aos métodos e práticas de ensino que te aproximam da realidade do cirurgião dentista. O Prouni desempenha um papel fundamental ao proporcionar acesso igualitário à educação superior e abrir caminhos para um futuro promissor, sem sobrecarregar-se financeiramente”.

A realização de chegar a uma universidade foi possível também, por meio do Prouni, para a Maria Eduarda dos Santos Rodenas, de 19 anos. Ela foi selecionada no começo deste ano e já está cursando Medicina no campus 1 da Unoeste em Presidente Prudente. “Eu sempre quis entrar na Unoeste pela estrutura da faculdade e pra ficar próxima da família, e eu acredito muito nos propósitos de Deus na minha vida. Não foi fácil, fiz dois anos de cursinho depois de terminar o ensino médio em 2020, mas sempre fui muito focada e sempre acreditei ‘no que for pra ser, será’. Deu certo, graças a Deus e ao meu esforço, e já sinto que está passando muito rápido. Já estou indo para o segundo termo e é um mix de sentimentos porque a sensação de passar, de ver o seu nome, de fazer a primeira aula prática, o seu primeiro projeto de extensão, é inexplicável. Vale muito a pena. Digo que estou vivendo meu sonho todos os dias”, comentou empolgada.

Para quem prestou o Enem e tem a possibilidade de ingressar na universidade por meio do programa do Governo Federal, ela dá o recado. “Eu sou muito grata ao Prouni, e meu coração fica quentinho de ver a oportunidade que ele proporciona a várias pessoas, vários jovens. Espero que continue proporcionando, que aumente o número de bolsas, que chegue mais longe. Estou vivendo a melhor fase da minha vida. Para quem ainda está tentando, ainda está no cursinho, não desista. E falo isso com propriedade porque há um ano eu vivia essa mesma angústia. E deu certo sabe, Deus é incrível, tem que acreditar”, finalizou.

Faça Unoeste

A universidade também está com inscrições abertas para o vestibular on-line ou nota do Enem para os Top Cursos. Clique aqui e faça sua inscrição para a Prova On-line. Já para quem pretende ingressar com a Nota do Enem, clique aqui. Mais informações na página do vestibular.

Imagens relacionadas

Ector Gervasoni

baixar em alta resolução

Bolsista do Prouni, Júlia Guedes Silva é estudante de Medicina em Guarujá: “Vou ser a primeira médica da família”