Mais Médicos: Unoeste oferece bolsas 100% em Jaú e Guarujá

20/06/2023

Ao todo, são 10 bolsas integrais ofertadas aos interessados em estudar Medicina na Unoeste: cinco em Jaú e outra metade em Guarujá

Prazo para quem pretende cursar medicina nos campi Jaú e Guarujá por meio do programa Mais Médicos segue até dia 12 de julho de 2023 (Foto: Arquivo/Marqueting Unoeste)

Criado em 2013 no Brasil com o objetivo de proporcionar assistência médica básica à população em áreas carentes e de difícil acesso, suprindo a carência de profissionais de saúde nessas áreas, o Programa Mais Médicos do Governo Federal tem aprimorado a formação médica no país com foco na atenção básica para fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS). Sabendo desse intuito, a Unoeste que figura entre as principais Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Medicina no País abriu as inscrições para os interessados em concorrer a bolsas de estudos para cursar Medicina nos campi de Jaú e Guarujá, por meio do programa, a partir do segundo semestre de 2023. As inscrições que começaram nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 12 de julho, devem ser feitas no site da Unoeste, clicando neste link.

Ao todo, 10 bolsas integrais (100%) estão sendo oferecidas, sendo cinco bolsas para o curso de Medicina em Guarujá, e outra metade para o curso médico de Jaú. Todas podem ser concorridas, exclusivamente, pelos candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2016 e que tenha obtido, no mínimo, uma média de 550 pontos.

Para o curso de Medicina de Guarujá, podem concorrer moradores residentes na cidade ou que morem em Bertioga. Outra exigência é que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública, ou rede privada na condição de bolsista integral. Já no campus de Jaú, que tem as mesmas exigências, as bolsas podem ser concorridas por quem mora na cidade, além de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Macatuba, Minieros do Tietê e Pederneiras.

O prazo para se inscrever termina às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de julho de 2023, observado o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 50 e o pagamento deverá ser realizado somente no cartão de crédito/débito. Todos os detalhes constam no edital, inclusive as datas de quando os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados serão divulgados no site da Unoeste.

Bolsista em Jaú

Alguns alunos que cursam Medicina no campus da Unoeste em Jaú também alcançaram essa oportunidade por meio do programa. É o caso do acadêmica Talita Zago, 25 anos, matriculada no primeiro termo. Ela já é formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mas nunca deixou de lado o sonho de se tornar médica um dia. “Por alguns anos, eu acreditei que eu nunca conseguiria fazer esse curso. Por isso, fiz outras coisas durante a vida e, mesmo assim, esse sonho continuou ali no meu coração. Até que em 2023 me inscrevi para o Programa Mais Médicos da Unoeste de Jaú. Quando saiu o resultado da aprovação foi muita emoção, meus pais e meus amigos vibraram junto comigo por finalmente eu conseguir aquilo que eu tanto queria”, contou ela que conseguiu bolsa de 100%.

Hoje, a Talita faz o curso com “os olhos brilhando”, e elogia o campus de Jaú que fornece todo o suporte necessário para alunos bolsistas como ela. “Temos todos os livros que precisamos na biblioteca física e na virtual, os laboratórios são todos equipados e os materiais são todos fornecidos pela faculdade. Além disso, os professores possuem uma didática ótima e a faculdade fica localizada próxima da minha casa. Foi e está sendo tudo muito perfeito. Se você também quer medicina, eu digo com muita convicção que vale a pena ser Mais Médicos na Unoeste, nunca é tarde e nem cedo demais”, complementou ela, em tom motivacional para quem vai tentar uma das 10 bolsas integrais nessa nova etapa do Mais Médicos.

A estudante Talita Zago nunca deixou de lado o sonho de ser médica; ela conseguiu entrar na Unoeste Jaú com bolsa 100% no começo deste ano (Foto: Cedida)

Futuro médico em Guarujá

Em Guarujá, o estudante Luís Henrique Silva Monteiro, de 28 anos, foi um dos últimos contemplados com a bolsa 100% do programa para cursar Medicina no campus. O resultado saiu no começo deste ano, permitindo ao rapaz a oportunidade de iniciar a formação médica na Unoeste. “Vindo de uma escola pública, sentia medo e insegurança em relação às chances de entrar em uma faculdade de medicina, pois imaginava que estaria fora do meu alcance. Com isso, acabei deixando esse sonho de lado. Ao concluir o ensino médio, optei por cursar engenharia mecânica, acreditando que essa seria a minha nova trajetória profissional, deixando a medicina em segundo plano. No entanto, após dois anos nesse curso, percebi que não era o que eu realmente desejava. Foi então que decidi dedicar-me aos estudos para os exames do Enem e vestibulares, com o objetivo de tentar ingressar na faculdade de medicina”, relatou.

Fácil não foi. Após dois anos de tentativas frustradas, não conseguiu alcançar seu objetivo principal inicial e mais uma vez partiu para um outro curso, o de Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). “Durante um ano, cursei a graduação online devido à pandemia, mas novamente percebi que não era a área na qual eu verdadeiramente me encontrava. No fim de 2022, durante meus estudos intensos, descobri que a Universidade do Oeste Paulista possuía um campus em Guarujá e oferecia o ‘Mais Médicos’. Decidi buscar mais informações sobre a bolsa e realizei minha inscrição, utilizando minha nota do Enem. Para minha alegria, fui aprovado na lista de espera e finalmente tive a chance de ingressar no curso de medicina, exatamente onde sempre imaginei estar desde o início. Estou extremamente grato por essa oportunidade”, disse em tom de satisfação.

Hoje ele se diz realizado e completamente feliz com o corpo docente e estrutura da Unoeste. “Uma das maiores razões para minha satisfação é a qualidade excepcional dos professores. Eles são verdadeiros mestres em sua área, possuindo uma capacitação exemplar que vai além do conhecimento teórico. Além disso, eles demonstram uma empatia ímpar com todos os alunos, incentivando-nos e fornecendo o suporte necessário para enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais que surgem ao longo do caminho. Outro aspecto que contribui para minha felicidade é a estrutura do campus. O campus de Guarujá é novo e foi projetado com o objetivo de proporcionar um ambiente propício ao estudo e ao aprendizado. Há amplos espaços destinados aos estudantes, que podem desfrutar de áreas de estudo tranquilas e bem iluminadas. A biblioteca, por exemplo, possui um acervo cultural rico e diversificado, abrangendo uma vasta gama de materiais nas áreas da medicina, tanto físicos quanto disponíveis online”, elogia.

O estudante conclui em tom de incentivo para quem também almeja fazer o curso médico na Unoeste. “Para todos aqueles que compartilham o sonho de estudar medicina ou estão buscando oportunidades como a bolsa ‘Mais Médicos’, quero encorajá-los a persistir e nunca desistir. Acreditem em si mesmos e busquem incansavelmente suas paixões, pois o esforço e a determinação sempre têm o potencial de nos levar aos lugares que almejamos”.

Imagens relacionadas

Arquivo/Marketing Unoeste