Sindicato da SaúdeJaú recebe reunião itinerante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

24/05/2023

As portas do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região se abriram nesta quarta-feira (24/05) para a reunião itinerante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. As reuniões em diversas entidades da cidade tem sido frequentes, como forma de aproximar os conselheiros da sociedade. O Conselho é presidido por Paulo Fernando Correa Pinto (Paulinho), coordenador da AMAI, onde é psicólogo.

Os conselheiros foram recebidos pela presidente do sindicato, Edna Alves, que falou sobre o trabalho da entidade na defesa dos trabalhadores. Depois, apresentou as dependências, incluindo a clínica de saúde e o salão de beleza que atentem aos profissionais da saúde, seus dependentes, sócios ou não.

Edna sabe da importância dos Conselhos Municipais (faz parte do da Saúde em Jaú) e outros entes federativos (foi conselheira estadual e hoje é conselheira nacional representando a federação da categoria e a central sindical UGT-SP). Deus as boas vindas e no final ofereceu um lanche e um mimo de agradecimento pela visita (bombons).

VISITA À AMAI - “Essa oportunidade de abrir as portas para a reunião do Conselho da Pessoa com Deficiência está me garantindo um aprendizado muito grande”, disse, lembrando da visita realizada no dia anterior à sede da AMAI (Associação e Movimento de Assistência ao Individuo Deficiente). Na véspera, ela falou de direitos trabalhistas, da luta dos trabalhadores e ajudou a orientar os atendidos pela entidade sobre seus direitos no mercado de trabalho.

AJUDA COM DEPUTADO - Sobre a reunião de hoje, elogiou Paulinho e os demais conselheiros pela iniciativa de promover a interação com a sociedade. “Isso traz reflexos na vida de todos”, falou, citando o trabalho da AMAI e a luta da entidade para obter recursos e poder atender de forma humanizada a todos os deficientes. Revelou que está intermediando com um deputado uma emenda para custeio, com ajuda da Sanity, empresa de consultoria de Geraldo José Gonçalves da Silva.

VOZ E VISIBILIDADE – Paulinho disse que ao levar as reuniões do conselho para diversos locais da cidade contribui para dar voz e visibilidade ao público atendido contemplado pelas ações do Conselho. “O objetivo é colocar o Conselho integrado com a sociedade. ” Ao promover essa aproximação permite aos deficientes assumir o protagonismo. Antes da reunião no Sindicato da Saúde, o Conselho da Pessoa com Deficiência já se reuniu na AMAI, na associação dos autistas, no AME/Educação, na Câmara e na Secretaria de Esportes.

POLÍTICAS PÚBLICAS – O trabalho e ações do Conselho da Pessoa com Deficiência estão focado em conhecer as políticas públicas do setor.  Conhecer locais públicos, os agentes que fazem e precisam fiscalizar a acessibilidade, os acessos aos estabelecimentos e ao transporte público e, depois, atuar junto ao Poder Público para que se faça cumprir a lei.

MAIS FOTOS EM NOSSO SITE

capa

amai_-_reuniao_10 conselho_deficiencia_reuniao_no_sindicato_14 amai_-_reuniao_16 conselho_deficiencia_reuniao_no_sindicato_10  amai_-_reuniao_20