12 de maio, Dia Estadual do Trabalhador da Saúde e feriado da categoria

11/05/2023

- Sorteio de cesta de chocolate entre sócios de cada hospital da base

- ‘Folga do Sindicato’ neste dia 12 ou hora extra

- Sessão Solene de homenagem na Assembleia em 19 de maio

- Sofia Borges será a profissional da região homenageada

- Luta pelo Piso Nacional continua: participação política e cobrança

Chegamos a mais um dia 12 de maio, quando se celebra o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. É dia de lembrar que nossa categoria cuida da vida e da saúde de todos. Mas não temos a devida valorização. Vale lembrar que é “feriado da categoria”, previsto em Convenção Coletiva.

É a “folga do sindicato”, um presente para o profissional que salva vidas. Outro presente do Sindicato da SaúdeJaú será o sorteio de cestas de chocolate entre os nossos associados - uma por hospital de nossa base.

O feriado da categoria é uma conquista do Sindicato da Saúde de Jaú e  Região e dos demais filiados à Federação Paulista. Quem trabalha neste dia tem direito à “folga extra” ou a receber horas extras. Exija a folga em seu local de trabalho. Não teve folga, denuncie!

O benefício vale para quem trabalha em Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais particulares, clínicas médicas e dentárias, laboratórios, casas de repouso, abrigos de idosos e outros estabelecimentos de serviços de saúde.

Sessão solene - A celebração deste ano na Assembleia Legislativa será em 19 de maio, homenageando um trabalhador de cada sindicato da saúde do Estado, em nome dos quase 700 mil trabalhadores no Estado. Por Jaú e região, a homenageada será a técnica de enfermagem aposentada Sofia Claudete Rodrigues Borges.

Ainda sem piso nacional - Infelizmente passou mais um ano e nada de efetivação do piso nacional da enfermagem, uma luta antiga do Sindicato da SaúdeJaú, por meio da Federação Paulista da Saúde e outras entidades representativas. Quando o novo piso vai para o bolso do trabalhador? É esta a pergunta que todos fazem.

Vários passos foram dados desde o início do último ano, depois que o STF suspendeu a validade da lei em setembro de 2022. A luta continua, afinal, além da questão financeira e de recursos tem o viés político. Sim, a decisão de pagar ou não o piso passa pela vontade política dos governantes e dos empresários. Dinheiro para isso tem.

A pressa para aprovar o piso nacional no ano passado por causa da eleição levou deputados e os candidatos a retirarem a proposta de custeio – assim votaram fácil, rapidinho. Sem previsão de custeio e sem regulamentação e sem regras, o STF suspendeu a lei e deu 60 dias de prazo para o presidente esclarecer. Passaram-se quatro meses e nada. Virou o ano, algumas medidas foram tomadas, mas já se passaram outros quatro meses e a enfermagem continua na espera.

Lutar sempre – É bom lembrar que nada vem de graça. É preciso lutar por conquistas, participar de protestos, fazer manifestações e entender que tudo isso é presencialmente. Bate-boca no meio virtual não resolve nada.

No passado, a enfermagem de Jaú fez greve por jornada menor de trabalho (6h diárias ou 12 x 36), lutou pela insalubridade e pelo anuênio, cruzou os braços para conquistar a cesta básica e outros direitos. As condições de trabalho estão ruins para o profissional da saúde? Sim, mas poderiam ser piores caso a geração passada tivesse se acomodado.

LUTA ANTIGA - O Dia do Trabalhador da Saúde é uma luta antiga dos sindicatos. A data virou estadual após aprovação pela Assembléia Legislativa do projeto do deputado estadual Rafael Silva (PL). O Dia Estadual do Profissional da Saúde foi oficializado em 2004. Desde então, a ALESP tem realizado homenagens anuais aos profissionais em sessão solene na própria Assembléia.