Edna Alves participa de reunião do Conselho Nacional: sugestões de vigilância em saúde

05/05/2023

A bandeira do Sindicato da Saúde de Jaú e Região esteve em Brasília nesta semana, levada pela presidente Edna Alves em mais uma reunião do Conselho Nacional da Saúde. A presidente do Sindicato da Saúde faz parte da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (Civs) como membro do trabalhador, indicada pela UGT-SP.

Entre os debates estão questões sobre fortalecimento da implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), incluindo migrantes e refugiados, que costumam entrar no país sem os devidos cuidados e precauções de doenças,

Como municípios brasileiros recebem e atendem as populações de migrantes e de refugiados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi destaque na primeira reunião presencial, em 2023, da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (Civs) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O 18º encontro do grupo, realizado nos dias 3 e 4 de maio, promoveu um diálogo transversal entre o CNS, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), em especial o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Além de oportunizar o diálogo da Civs com agentes da gestão para o fortalecimento da implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), a comissão trabalhou também para propor uma agenda de aproximação e cooperação com as Agências da ONU e Opas/OMS.

Desta forma, os desafios globais na Vigilância em Saúde e Ambiente frente às migrações contemporâneas em relação a vigilância sanitária, a gestão da informação e o monitoramento, além das dimensões de acesso ao SUS como equidade, diversidade e promoção da saúde da população migrante e população acolhedora foram amplamente debatidos entre os presentes.

Na oportunidade, o grupo concluiu o planejamento estratégico 2022-2025 e o plano de trabalho para o 2º semestre de 2023.

edna_em_brasilia_4 edna_em_brasilia_1 edna_em_brasilia_6 edna_em_brasilia_2 edna_em_brasilia_5 edna_em_brasilia_3

FONTE: https://web.facebook.com/ConselhoNacionalDeSaude/posts/pfbid0cxx3gE3LbSvFjGCpdnU4Buh393xt8Q33U4HTuhzpc5SXd5aLnqUA6NWTQJNAM3ZCl