Trabalhadores da saúde lideram ranking de acidentes de trabalho em 2022

05/05/2023

Os profissionais da saúde estão no topo da lista dos grupos que mais sofrem acidentes nos ambientes de trabalho, com 55,7 mil casos registrados em 2022, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo a pesquisa do Observatório, somente em 2022 foram comunicados ao INSS, 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2,5 mil óbitos. Destes, 55,7 mil são trabalhadores da saúde, sendo 36,5 mil técnicos de enfermagem e 19,2 mil de outros setores de  atendimento hospitalar. A maioria das ocorrências estão relacionadas a contaminação biológica e química.

Para mudar esse cenário, o Sinsaúde está sempre promovendo palestras e cursos sobre segurança no trabalho. “A diretoria da entidade, juntamente com o Setor de Segurança do Trabalho, que é ligado ao Departamento de Recursos Humanos, são muito atuantes nessa área de prevenção de acidentes e estão sempre promovendo palestras e cursos, entre outras ações. A nossa perspectiva é sempre buscar um ambiente seguro de trabalho para todos”, disse a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.

Do total de acidentes no Brasil, o estado de São Paulo tem o maior índice, com 35% das ocorrências, Minas Gerais fica em segundo lugar com 11% e em terceiro, Santa Catarina com 8%. Já o Distrito Federal tem menos de 1% de registros de acidentes. No geral, 53% dos acidentes que aconteceram no Brasil foram classificados como graves, o que acende o alerta sobre a necessidade de promover ambientes de trabalho com mais qualidade, treinamentos e fiscalização, em especial do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Ainda de acordo com o Observatório, no período de 10 anos, entre  2012 e 2022, foram registrados um total de 6,7 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, envolvendo outros grupos de profissões. Destes, a faixa etária mais atingida é de 18 a 24 anos (70 mil), sendo trabalhadores do sexo masculino e de 35 a 39 anos (29,8 mil), do sexo feminino.

Campanha Nacional Abril Verde

A Campanha Nacional Abril Verde é uma homenagem às vítimas de acidentes no trabalho e foi instituída, em 2003, pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), com a data de referência mundial em 28 de abril. A campanha foi inicialmente criada para homenagear 78 vítimas da explosão de uma mina na cidade de Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. No Brasil, a campanha ganhou destaque a partir de 2005, através da Lei nº 11.121. Atualmente, a campanha visa conscientizar e alertar trabalhadores e empregadores sobre a importância da segurança no ambiente do trabalho. A cor verde representa a segurança e a saúde, já o laço, que simboliza a campanha, projeta a ideia de que todos estão envolvidos na prevenção de acidentes.

Fonte: Sinsaúde Campinas

FOTO: REPRODUÇÃO CNTS