Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lula envia textos de duas convenções da OIT ao Congresso Nacional


04/05/2023

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional, no Dia do Trabalhador (1º), os textos de duas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em defesa da manutenção da segurança, da saúde e da proteção de direitos no mercado de trabalho. O objetivo é torná-los parte do arcabouço legislativo brasileiro.

 
O primeiro estabelece 12 diretrizes para a implementação da Convenção nº 29, contra o trabalho obrigatório. O texto entrou em vigor em 1930 e recebeu atualização em 2014 com a apresentação deste protocolo facultativo.
 
A proposta busca avançar em normas voltadas para prevenção, reparação, reintegração e  proteção de trabalhadores submetidos ao trabalho forçado ou obrigatório, e provoca os Estados e demais atores a coordenar ações para o enfrentamento da mazela, inclusive por meio da criação e do fortalecimento de serviços de inspeção laboral.
 
O segundo documento é o texto da Convenção nº 187, de maio de 2006. Ele estabelece o Marco Promocional para a Segurança e a Saúde no Trabalho. São 14 artigos que dispõem, em linhas gerais, sobre a elaboração de uma política pública participativa, com organizações representativas de empregadores e trabalhadores para promover práticas de saúde e de segurança no ambiente de trabalho.
 
Convencionalmente, o texto é recebido pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, por se tratar de uma convenção internacional. Por ser um tratado internacional, depende de aprovação final do plenário da Câmara e depois segue para o Senado.
 
 
Fonte:  Portal CSB / Foto: Ricardo Stuckert - 03/05/2023
 
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]