Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saúde mental do trabalhador é o foco da Canpat 2023, diz ministro Luiz Marinho


02/05/2023

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lançou nesta quinta-feira (27) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho/Canpat 2023. Com o tema “Segurança e Saúde no Trabalho como princípio e direito fundamental - riscos psicossociais relacionados ao trabalho”, a campanha acontece de abril a dezembro em todo país, com a realização de eventos públicos nos estados para sensibilização de trabalhadores e empregadores sobre os cuidados com a segurança, fortalecendo a cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no Brasil. 

 
Durante a abertura do evento, Marinho destacou que o foco da campanha desse ano é na saúde mental do trabalhador. “As doenças ocupacionais levam mais de 2.500 pessoas a óbito no Brasil. Pessoas afastadas por doenças que, além da tragédia, impacta nas contas orçamentárias da União, dos Estados e dos Municípios, com custos e perdas também para as famílias e para a sociedade brasileira. São custos de indenizações, previdenciários, entre vários outros. Cuidar do ambiente de trabalho, para evitar acidentes, é dever de gestor público e privado”, ressaltou o ministro. 
 
Ele ressaltou ainda que as doenças psíquicas afetam qualquer tipo de profissional, dando como exemplo os trabalhadores domésticos. "Sabemos que é um trabalho desgastante, mas precisamos trabalhar para que não se torne um trabalho degradante", frisou. 
 
O Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), realiza a campanha anualmente desde 1971, promovendo a cultura da segurança e saúde no trabalho na sociedade. De cunho essencialmente prevencionista, a Canpat conscientiza empregadores e empregados sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. 
 
Dados divulgados pelo ministério revelam que a média anual de acidentes de trabalho no país - entre os anos de 2002 e 2021 - foi de 601.993 ocorrências, tendo como resultado em 2.591 mortes e 9.419 incapacitações permanentes. São acidentes que, além da tragédia, impacta nas contas orçamentárias da União, dos Estados e dos Municípios, com custos e perdas para as empresas e a sociedade. Em 2013, uma publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelou que o mundo perde 4% do PIB em decorrência de acidentes e doenças do trabalho, algo em torno de R$ 396 bilhões de reais (considerando o PIB do ano de 2022).  
 
Com a realização da Campanha anual, o Ministério do Trabalho e Emprego busca, por intermédio da Canpat, implantar estratégias para diminuir os acidentes e suas consequências danosas. 
 
Conscientização - O Secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério, Luis Felipe Brandão de Mello, auditor fiscal do Trabalho responsável pela secretaria que realiza a Campanha Nacional, destaca que a Canpat não se faz só em abril, mas é um evento de conscientização que vai ocorrer o ano inteiro. “Temos dialogado internamente sobre temas como a aprendizagem, que é uma forma de formação dos nossos jovens, um caminho para os mais vulneráveis. E, durante toda essa formação, hoje, em nada se toca em Segurança e Saúde. Vamos focar nisso”, esclareceu, ressaltando que a Canpat 2003 reserva um dia específico para divulgação do tema nas escolas de todo país.
 
Canpat 2023  - Terá como tema principal a Segurança e Saúde do Trabalho como princípio e direito fundamental, tema debatido e adotado durante a 110ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, OIT em 2022. De acordo com o auditor fiscal do Trabalho, José Almeida Júnior, gestor da Canpat na SIT, serão tratados nesse ano assuntos como riscos psicossociais relacionados ao trabalho - cuja urgência aumentou no período pós-pandemia, riscos psicossociais que compreendem os fatores que contribuem ou causam adoecimento mental aos trabalhadores e decorrem de falhas na organização e gestão do trabalho, resultando em transtornos mentais e do comportamento, doenças do sistema nervoso, conjuntivo e osteomuscular e outras dificuldades físicas e mentais.  
 
“Debater sobre os riscos psicossociais relacionados ao trabalho se tornou urgente, principalmente no período pós-pandemia, em que casos de adoecimentos mentais, como ansiedade e depressão, aumentaram. Ressalto, ainda, que essas dificuldades não afetam apenas os trabalhadores e os familiares, mas a Previdência Social é diretamente impactada, por isso a CANPAT 2023 apresentará pesquisas e tratará dos meios de prevenção desses riscos”, explica Almeida. 
 
Segundo Almeida, atividades repetitivas e com alta cadências, atribuição de responsabilidades e metas excessivas, excesso de trabalho e competitividade, cultura organizacional inadequada e ausência de perspectivas ou recompensas são exemplos de situações que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho, além de contribuir para a ocorrência de acidentes de trabalho típicos. 
 
Estudos da área de saúde do Ministério demonstram que a ocorrência de “outros transtornos ansiosos” relacionados ao trabalho teve um incremento de 68,41% entre os anos de 2015 e 2019, o que exige amplo debate pela sociedade e pesquisas dos meios de prevenção de riscos psicossociais. 
 
Na cerimônia estavam presentes a procuradora do Trabalho, Coordenadora Nacional adjunta da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann; o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Vinicius Carvalho Pinheiro; o Subprocurador Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da Procuradoria Geral da Fazenda, Fábio Munhoz; o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria - SESI, Vagner Freitas, além de vários servidores e autoridades ligadas a área de segurança e saúde no trabalho no país. 
 
Veja como participar das atividades e a programação da Canpat 2023 no endereço eletrônico da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/escola .
 
O vídeo do lançamento da campanha pode ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=0r0rscNUkvk .
 
FOTO: ALLEXANDRE DOS SANTOS SILVA/MTE 
Fonte:  Ministério do Trabalho e Emprego - 28/04/2023
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]