Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lula confirma presença nas comemorações do 1º de Maio em São Paulo


25/04/2023

O 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, comemorado em todo o país, terá seu maior palco no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, onde o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo presidente da CUT, Sérgio Nobre e os representantes das centrais, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública, a partir das 10 horas.

 
A presença de Lula nas comemorações do 1º de Maio carrega um forte simbolismo para os trabalhadores depois do país estar por quatro anos sob o comando de Jair Bolsonaro que tentou acabar com o movimento sindical, retirar mais os direitos da classe trabalhadora; promoveu o desmonte das estatais e ainda diminuiu investimentos públicos em áreas sociais, como a saúde, a educação e a moradia popular. Já Lula foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernado do Campo e entende e apoia a luta dos trabalhadores por direitos e melhores salários.
 
Para o professor e presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, a presença de Lula no Anhangabaú renova a esperança da classe trabalhadora, de mais empregos, renda e direitos. 
 
“Iniciamos um ano com esperança de dias melhores, de uma nova política econômica com a garantia de direitos sociais e trabalhistas e o fortalecimento da democracia. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, principalmente depois de termos sofrido com um governo que ampliou a fome, a miséria e a desigualdade, mas a chegada de Lula renova as nossas perspectivas de um Brasil melhor. É nesse clima que realizamos o nosso 1º de maio em 2023”, destaca Douglas Izzo.
 
A escolha do local também carrega uma importante história, já que o Vale do Anhangabaú foi palco de protestos como o de 16 de abril de 1984, que reuniu um milhão e meio de pessoas nas ruas exigindo o fim do regime militar no Brasil e eleições diretas para presidente.
 
Reivindicações das centrais sindicais
 
Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, as centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas. São elas:
 
– Fortalecimento das negociações coletivas
 
– Mais empregos e renda
 
– Fim dos juros extorsivos
 
– Política de valorização do salário mínimo
 
– Direitos para todos
 
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
 
– Fortalecimento da democracia
 
– Aposentadoria digna
 
– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
 
– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
 
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
 
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
 
– Desenvolvimento econômico e social
 
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
 
– Em defesa das empresas públicas
 
Atrações culturais
 
Além da presença de Lula e outras autoridades, quem for ao Vale do Anhangabaú vai assistir apresentações musicais dos cantores Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock e Dexter. Além de apresentação do grupo bloco Ilú Obá de Min, a discotecagem será com a DJ Maria Teresa.
 
 
Fonte:  Vanessa Ramos , CUT-SP | Editado por: Rosely Rocha - 24/04/2023
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]