Inscrições Abertas para o Curso de Formação Sindical

19/04/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Instituto Solidarity Center, dará continuidade ao importante Projeto de Formação Político-sindical, neste ano de 2023. Coordenado pela Secretaria de Organização e Formação Político– sindical, o Curso de Formação tem como principal objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos dirigentes sindicais para facilitar e ampliar a sindicalização, no sentido de fortalecer os Sindicatos e as lutas das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

É preciso preparar o Movimento Sindical para o embate político em defesa dos direitos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e de uma economia inclusiva socialmente, diante da complexa realidade do Mundo do Trabalho.

O Curso de Formação Sindical será realizado em quatro Módulos, sendo dois no formato híbrido e dois totalmente virtuais, nos meses de abril, maio, junho e agosto, destinado a sindicalistas das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Importante registrar, ainda, que o Curso da Região Norte terá o foco especial para as Questões Indígenas, fundamentais para o nosso desenvolvimento.

Módulo I, dirigido para sindicalistas das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, terá início nos dias 26 e 27 de abril, no formato híbrido (virtual e presencial).  Nesses dois dias serão abordados temas como, por exemplo, Desafios da Sindicalização nesses Tempos de Mudanças; Análise de um case de Sindicalização; Democracia, Paz e Trabalho: os Sindicatos do Mundo propõem Novo Contrato Social; Trabalho e Meio Ambiente: duas Faces da Mesma Moeda; Que Sociedade Nós Queremos? Para que Serve e qual a Função do Estado? Um outro País é Possível - Princípios e Possibilidades de Novos Paradigmas; Resgatar a Função Social da Economia, entre outros.

Ricardo Patah, Presidente da UGT e Chiquinho Pereira, Secretário de Formação e Organização Sindical, ressaltam a importância da parceria com o Instituto Solidariry Center (AFL-CIO), no sentido de contribuir com o avanço da sindicalização das trabalhadoras e trabalhadores às entidades de classefundamental para enfrentar os novos e complexos desafios políticos e econômicos, de um mundo em constante transformação tecnológica.

Portanto, você, dirigente sindical das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tome nota e participe do Curso de Formação Político-sindical, importante Projeto para fortalecer as Ações dos Sindicatos junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

MÓDULO I - Datas, Local, Palestrantes, Quem e como Participar:

Quando? dias 26 e 27 de abril, das 09:00 às 17:00 horas;

Onde? (Participação presencial): Sede Nacional da UGT: Rua Formosa, 367 - 4º Andar – Centro, São Paulo/SP.

Participação online? O link será enviado posterior as Inscrições

Quem são os Palestrantes? Prof. Erledes Elias da Silveira, Coordenador Executivo da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical; ProfDoutor Ladislau Dowbor, Economista, Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Marina Silva, Socióloga, Filósofa e membro da Equipe de Formação da UG; Antônio Marx, Organizador Estratégico para as Américas, do Departamento Academia Global de Organizadores, da Conf. Sindical Internacional (CSI); José Moacyr Pereira, Presidente da CONASCON – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes

Quem irá Participar? Dirigentes Sindicais das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;

Como Participar? Inscrições mediante a Assinatura do TERMO DE COMPROMISSO DE PARTICIPAÇÃO, o qual deverá ser enviado através clicando aqui.

Dúvidas? Entrar em contato com a Equipe da Secretaria de Formação: Erledes Elias da Silveira – pela UGT – contato: (11) 957857697 e com Luciana Nascimento: (11) 95786-7816; E-mail: [email protected]

ATENÇÃO:

Para os Dirigentes que irão Participar de forma Presencial, informamos que as despesas com Viagens e Estadias (transportes e hospedagem) serão por conta própria. A UGT Nacional assumirá os custos com Alimentação.

Salientamos, ainda, que as aulas e os debates iniciarão, impreterivelmente, nos horários estabelecidos, conforme a Programação, que será divulgada em breve.

Suely Torres

Clique Aqui