Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Audiência sobre greve da enfermagem no Rio termina sem acordo: 40% podem participar do ato


15/03/2023

Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (13) entre os representantes dos trabalhadores da área de enfermagem e instituições de saúde no Rio de Janeiro. Enfermeiros, auxiliares e técnicos entraram em greve na sexta-feira (10) por tempo indeterminado pelo cumprimento do piso nacional da categoria.

O desembargador que presidiu a audiência determinou que, ao longo desta semana, sejam assegurados os serviços essenciais à população, com, no mínimo, 60% de trabalhadores por plantão.

Antes da audiência, os profissionais realizaram um protesto em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Diante da falta de consenso, o desembargador Cesar Marques Carvalho determinou a realização de uma nova audiência na próxima sexta-feira.

A Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República que estabelece piso salarial para os profissionais de enfermagem foi suspensa pelo STF após ação ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde. 

Com o movimento paredista, os trabalhadores também pedem reajuste salarial, por causa da perda do poder de compra com a inflação dos últimos anos, e cobram que o direito de greve seja respeitado.

Já os sindicatos patronais, acusam a paralisação de ser abusiva e responsável por graves riscos à saúde da população.

NOTA DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) conseguiu uma vitória importante nesta segunda-feira (13/03). Depois de duas liminares impetradas pela rede privada de Saúde e pela Prefeitura do Rio para permitir que apenas 20% dos trabalhadores dos hospitais e clínicas particulares, das OS e do Rio Saúde aderissem à greve que teve início no último dia 10 de março, a Justiça aceitou reivindicação do SindEnfRJ e estendeu a participação desses profissionais na paralisação para 40%. Além disso, os magistrados estipularam um prazo de 24 horas para que o sindicato apresente uma proposta para o pagamento, no Rio, do salário estipulado pelo Piso Nacional da Enfermagem.

Com a decisão que dobra o percentual de participação da rede privada, OS e Rio Saúde, 60% da categoria que presta serviço nesses locais devem permanecer nos postos de trabalho. Já no caso dos estatutários da rede pública, a Lei de Greve continua valendo, com 70% de adesão e 30% no atendimento. Ainda nesta segunda, o sindicato realizou um ato público em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, no Centro do Rio. A categoria só vai interromper a paralisação quando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e parteiras receberem o que ficou definido no Piso Nacional aprovado em 2022. 

Na próxima quarta-feira (15/03), o SindEnfRJ convoca os profissionais de Saúde para mais um ato público, desta vez, às 9h, em frente ao Hospital Federal Cardoso Fontes, na Avenida Menezes Cortes, 3.245, em Jacarepaguá.  (leia mais em https://sindenfrj.org.br/justica-autoriza-adesao-de-40-da-rede-privada-a-greve/)

FOTO: SIND ENF RJ

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]