Sindicato da SaúdeJaú vai a Congresso da UGT-SP com lideranças de todo o Estado

14/03/2023

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região vai estar em Avaré nesta quinta-feira (16/03) para participar do Congresso Estadual da UGT-São Paulo, eventoi preparatório para o encontro nacional a ser realizado em maio. O congresso desta semana reúne lideranças sindicais de todo o Estado filiadas à central e ocorre no Centro de Convenções da Fecomerciários, a partir das 10h.
O Sindicato da SaúdeJaú vai ser representado pela presidente, Edna Alves, pela diretora Sofia Claudete Rodrigues Borges e pela assessoria de comunicação. Edna á dirigente da central e destaca que a reunião será importante para discutir e propor melhorias no modelo sindical, de forma a contribuir para uma melhor representatividade dos trabalhadores. "Os sindicatos precisam ser fortalecidos, porque é em nossa porta que batem os trabalhadores com problemas nas empresas, com dúvidas trabalhistas e vítimas de patrões que descumprem a legistação e as convenções coletivas".
Segundo Edna, os sindicatos precisam estar atuantes no momento em que o trabalhador se sente desamparado. É o sindicato o único lugar que ele tem para recorrer quando seus direitos trabalhistas são retirados pelos patrões.

CONGRESSO - “Entre os temas que serão debatidos durante o nosso Congresso estão a valorização dos trabalhadores e o fortalecimento das negociações coletivas, a atualização do sistema sindical e o custeio-financiamento do sindicato”, enumerou o presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua. “É uma oportunidade para discutirmos, com a participação de todos, temas que têm relação direta com o nosso cotidiano e que são muito importantes. Muitos sindicatos já confirmaram participação o que mostra o engajamento destas entidades”, acrescentou o líder ugetista.

LEGISLAÇÃO - Durante o evento, os participantes irão discutir o conteúdo de um documento das centrais nacionais sobre valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro. Segundo Mortágua, o Congresso da UGT-SP é a “vez e a voz das bases”, para, de forma presencial, aprovar, rejeitar, modificar, ampliar ou reduzir o documento, depois de devidamente estudado e debatido internamente nas respectivas entidades, conforme foi iniciado pelas reuniões regionais que a UGTSP desenvolveu no mês de fevereiro.
Ao finalizar este processo de discussão nas bases, o Congresso deverá confeccionar um documento próprio que expresse a vontade das entidades ugetistas de São Paulo, que será enviado à UGT Nacional para compor e ajudar a confeccionar o documento final a ser aprovado pelas centrais. O Congresso Nacional da UGT será em 8 e 9 d emaio em São Paulo.