Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ivan Cassaro é ‘goleado’ na Câmara: proposta de alterar planta genérica e cobrar IPTU maior é recusada


29/12/2022

Vereadores rejeitaram pedido de urgência do projeto por 11 a 4, com isso tentativa de alterar valores em diversas regiões vai seguir trâmite normal e passar por análise

 

O prefeito Ivan Cassaro bem que que tentou, mas foi barrada sua iniciativa de rever a Planta Genérica de Valores do Município de Jahu, alterando os valores em diferentes bairros de forma a cobrar mais IPTU em 2023. Por 11 votos a 4 vereadores rejeitaram o pedido de urgência em dois projetos interligados, impedindo que fossem levados a votação em plenário. O que tem de concreto é reajuste linear do imposto de 5,95% para todos, conforme decreto já publicado.

A sessão da Câmara, extraordinária, durou poucos minutos nesta terça-feira e foi encerrada após a rejeição geral aos projetos de Cassaro. Até mesmo vereadores aliados de longa data do prefeito votaram contra o pedido de urgência, casos de Tito Coló. Dr. Segura e Marcos Brasil. O vereador Lampião, também aliado, não compareceu e se livrou de ter de se posicionar contra o “chefe”.

O maior problema em relação aos projetos era a urgência do prefeito em querer votar logo, para começar a cobrar mais caro de alguns imóveis no ano que vem. Segundo a Prefeitura, o Tribunal de Contas do Estado recomendou a atualização da planta de valores, há quase 16 anos sem revisão.

Segundo Cassaro, a mudança de alguns bairros atingiria grandes proprietários de terras na cidade e moradores de bairros que se valorizaram nos últimos tempos. O secretário dele da área, Neto Leonelli, disse que 95% da população só teriam a correção da inflação de 5,95% nos próximos carnês. Os demais, no entanto, poderiam pagar bem mais – e parte até teria uma redução.

O projeto iria redundar no aumento do IPTU de alguns bairros e de Distritos Industriais – exceto um, segundo oposicionistas, haveria interesse de Cassaro e de seus aliados. O projeto teve a votação de urgência rejeitada, então seguirá a tramitação pelas comissões, podendo ser discutido e, posteriormente, votado.

A página “Tem Coisas Jaú...”, do vereador Luzinho Andretto, publicou nota esclarecendo alguns pontos. “O projeto previa a alteração das cores de algumas áreas de Jaú, que formam a base de cálculo do IPTU. A área do Jardim Juliana, por exemplo, teria um aumento no valor de 282% já para 2023, caso o projeto fosse aprovado hoje. Os Distritos Industriais também seriam reclassificados para cima, exceto um Distrito que fica entre os bairros Nova Jaú/Sani e o Território, que sofreria redução.”

“Qual o interesse em baixar o valor nessa área?  Penso que o projeto precisa ser discutido e por isso fui contra a urgência. Não é na pressão, querendo empurrar goela abaixo. Temos outras áreas para mexer também. Tem áreas de risco próximo ao Rio que poderiam ter redução, área como a do Nova Jaú, que tá equiparada com os condomínios de alto padrão Primavera I e II. Agora teremos tempo para conversar, ouvir e propor melhorias. Mudanças precisam ser feitas, mas de um jeito que o povo não pague o pato”, publicou Luizinho,

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]