Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Piso da enfermagem: tudo pronto para decisão de Barroso sobre lei suspensa


14/12/2022

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso declarou “decurso de prazo” para a apresentação de propostas pela Câmara, Senado e Presidência para viabilizar o piso nacional da enfermagem. Isto significa dizer que, encerrado o período de respostas dos Poderes, já é possível aguardar por uma decisão no contexto Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) 7222, que levou à suspensão temporária da Lei nº 14.314/2022.

 
 
A ação, apresentada em 10 de agosto deste ano, é movida pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Juntos, pedem a suspensão da lei, sancionada no dia 4 de agosto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que estabelece o piso de enfermeiros em R$ 4.750; 75% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.
 
ECONOMIA
STF analisa constitucionalidade da lei que derrubou rol taxativo da ANS
Relator da ação, o ministro Barroso suspendeu as exigências da nova legislação, no início de setembro, e deu prazo de 60 dias para que União e outros entes públicos e privados se manifestem no processo. Atualmente, além das entidades que assinam a ADI, existem outros 10 interessados que aparecem como “amigos da causa” — amicus curie —, e uma centena de manifestações de entidades locais e regionais que se manifestaram apoiando a ação.
 
Congresso
O tema segue mobilizando os parlamentares. Atualmente, existe uma comissão especial instaurada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 27 de 2022, favorável ao piso salarial da enfermagem. A comissão deverá produzir um relatório reunindo propostas para a viabilização de novas fontes.
 
 
A PEC, de autoria do senador Mauro Benevides (PDT-CE), determina a prestação de assistência financeira por parte da União para que estados, municípios e entidades filantrópicas paguem o piso nacional da Enfermagem. A proposta estabelece a destinação de superavits financeiros de fundos públicos do governo federal para essa finalidade.
 
Criado na semana passada, o novo colegiado é presidido pela enfermeira e deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e tem como relatora a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “A enfermagem merece muito mais do que aplausos, merece um vencimento um pouco mais digno, que já está garantido. Estamos tendo dificuldades com relação à liminar [do STF], mas vamos vencê-la também. E não vamos descansar enquanto isso não for realidade no contracheque", disse.
 
Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha, esta será a última reunião antes de uma definição sobre os encaminhamentos da PEC. “Essa será a última reunião do colegiado. Esperamos que, imediatamente após o encerramento das discussões, o projeto seja encaminhado em caráter de urgência ao plenário, pois a aprovação dessa medida é suficiente para que o STF restabeleça a lei que garante a aplicação do piso”, enfatizou. 
 
Fonte: Correio Brasiliense

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]