Edna Alves participa de reunião em Brasília como integrante do Conselho Nacional de Saúde

08/12/2022

Presidente do Sindicato da Saúde de Jaú pede inclusão de terapia alternativa no SUS e fiscalização dos Conselhos Municipais de Saúde

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, esteve em Brasília segunda e terça-feira (5 e 6/12), onde participou de reuniões e debates na Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde, um do grupos de trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Ela faz parte da comissão por indicação da Federação Paulista da Saúde e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com mandato de 2022 a 2025. Nesta semana ocorreu a 16ª reunião do grupo, quando foi apresentado o relatório de atividades da CIVS no triênio 2019 a 2022. Também foram discutidas as prioridades da Comissão para 2022/2025.

Terapia alternativa para o cidadão - Edna Alves diz que aproveitou a reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde para apresentar propostas a serem discutidas com o objetivo de compor o orçamento do Ministério da Saúde. Uma delas é a adoção da auriculoterapia como terapia alternativa oferecida pelo SUS.

Sobre essa sugestão, ela explica: “Temos experiência que a auriculoterapia traz benefícios ao trabalhador e auxilia no tratamento de muitas patologias. Nós oferecemos aos associados e queremos que todos os cidadãos possam ter acesso de forma gratuita”;

Fiscalização dos CMS - Outra sugestão é para que o CNS faça fiscalizações permanentes nos conselhos municipais de saúde, de forma a evitar que esses conselhos das cidades sejam utilizados pelos prefeitos como meros carimbadores de suas ações.

As duas sugestões serão analisadas e poderão fazer parte das discussões das comissões especificas no CNS.

SUS Gratuito e universal - Edna Alves é conselheira municipal de Saúde de Jaú e já integrou o Conselho Estadual de Saúde em anos anteriores. Tem longa vivência na área em defesa do trabalhador e do usuário dos serviços públicos de saúde oferecidos pelo SUS. Aliás, o objetivo das reuniões do CNS é  a defesa por um SUS público, universal, gratuito e de qualidade.

Três esferas - “Foram dois dias produtivos, com muita troca de experiências  e uma nova esperança  à saúde pública  e à saúde do trabalhador do pais”, comenta Edna Alves sobre a oportunidade de fazer parte de um colegiado tão importante para a saúde da população.

Ela diz que é muito grata por chegar a três esferas dos conselhos de saúde, lembrando as indicações da ex-presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Maria Jerusa de Abreu, e do presidente da Federação Paulista de Saúde, Edison Laércio de Oliveira, além da UGT, central à qual está representando atualmente no Conselho Nacional de Saúde.

Comissão  de Vigilância em Saúde - A CIVS é responsável por assessorar conselheiros e conselheiras sobre os temas relacionados à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que teve suas diretrizes estabelecidas em 2018, após a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a Vigilância em Saúde é um braço importante do SUS.

Com as ações da área, é possível obter informações e intervir para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida. As ações são divididas em Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. É papel da comissão monitorar e aprimorar o trabalho do poder público diante dessas áreas.

VEJA TODOS OS MEMBROS DA CIVS:  http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/civs

capa_-_edna_conselho_foto